OS SENTIDOS DE SUJEITO NA ESCOLA E NA VIDA: UMA ANÁLISE DO SUJEITO A PARTIR DO POEMA EU, ETIQUETA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38128 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3751 "inscrito_id" => 4963 "titulo" => "OS SENTIDOS DE SUJEITO NA ESCOLA E NA VIDA: UMA ANÁLISE DO SUJEITO A PARTIR DO POEMA EU, ETIQUETA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE" "resumo" => "Na pós-modernidade fragmentada ou na modernidade líquida como se referem respectivamente Hall (2005) e Bauman (2003) se faz necessário, cada vez mais, compreender os significados e o lugar dos sujeitos. Não apenas o sujeito rígido, uno, como é o caso do sujeito gramatical, mas, principalmente, o sujeito social – ser ativo que age e modifica a nossa sociedade contemporânea, tão complexa. Com base nesse pressuposto, o presente artigo teve como objetivo refletir acerca dos sentidos do sujeito gramatical e social a partir do poema Eu, etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, buscou-se responder às seguintes perguntas: O ensino do sujeito gramatical leva o aluno a se tornar sujeito social? Ao aliar o sujeito gramatical ao sujeito social, o aluno se sentirá mais motivado para as aulas de língua portuguesa? Tais indagações justificam-se pela necessidade de um estudo da linguagem centrada nos eixos: linguístico, epilinguístico e metalinguístico, em que o aluno seja capaz de atribuir sentido aos conteúdos, articulando-os aos mais variados contextos sociais e não apenas a aula de língua portuguesa. O sujeito social, dentro desse contexto, foi analisado segundo a perspectiva de Hall (2005), Marcuschi (2008), Campbell (2006) entre outros estudiosos no intuito de traçar novas perspectivas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Os conceitos de sujeito gramatical foram embasados em textos de Bechara (2002), Bagno (2013), Lima (2001) e Cunha (2007). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de análise de conteúdo. E, chegou aos seguintes resultados: as noções de sujeito gramatical, sem contextualização não apresentam significações para os alunos, não os leva a se verem como sujeitos sociais. Já tratar de sujeito a partir do poema, possibilita aos alunos articular os sentidos de sujeitos gramatical e social. E ainda, de sujeito crítico e de sujeito assujeitado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNERO POEMA, IDENTIDADE, SUJEITO GRAMATICAL, SUJEITO GRAMATICAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4963_15102017213136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLIANA BARBOSA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "KARLIANA ARRUDA" "autor_email" => "karlianacg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38128 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3751 "inscrito_id" => 4963 "titulo" => "OS SENTIDOS DE SUJEITO NA ESCOLA E NA VIDA: UMA ANÁLISE DO SUJEITO A PARTIR DO POEMA EU, ETIQUETA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE" "resumo" => "Na pós-modernidade fragmentada ou na modernidade líquida como se referem respectivamente Hall (2005) e Bauman (2003) se faz necessário, cada vez mais, compreender os significados e o lugar dos sujeitos. Não apenas o sujeito rígido, uno, como é o caso do sujeito gramatical, mas, principalmente, o sujeito social – ser ativo que age e modifica a nossa sociedade contemporânea, tão complexa. Com base nesse pressuposto, o presente artigo teve como objetivo refletir acerca dos sentidos do sujeito gramatical e social a partir do poema Eu, etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, buscou-se responder às seguintes perguntas: O ensino do sujeito gramatical leva o aluno a se tornar sujeito social? Ao aliar o sujeito gramatical ao sujeito social, o aluno se sentirá mais motivado para as aulas de língua portuguesa? Tais indagações justificam-se pela necessidade de um estudo da linguagem centrada nos eixos: linguístico, epilinguístico e metalinguístico, em que o aluno seja capaz de atribuir sentido aos conteúdos, articulando-os aos mais variados contextos sociais e não apenas a aula de língua portuguesa. O sujeito social, dentro desse contexto, foi analisado segundo a perspectiva de Hall (2005), Marcuschi (2008), Campbell (2006) entre outros estudiosos no intuito de traçar novas perspectivas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Os conceitos de sujeito gramatical foram embasados em textos de Bechara (2002), Bagno (2013), Lima (2001) e Cunha (2007). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de análise de conteúdo. E, chegou aos seguintes resultados: as noções de sujeito gramatical, sem contextualização não apresentam significações para os alunos, não os leva a se verem como sujeitos sociais. Já tratar de sujeito a partir do poema, possibilita aos alunos articular os sentidos de sujeitos gramatical e social. E ainda, de sujeito crítico e de sujeito assujeitado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO, GÊNERO POEMA, IDENTIDADE, SUJEITO GRAMATICAL, SUJEITO GRAMATICAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4963_15102017213136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLIANA BARBOSA DE ARRUDA" "autor_nome_curto" => "KARLIANA ARRUDA" "autor_email" => "karlianacg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }