INCLUSÃO ESCOLAR: O DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37187 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3122 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: O DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL" "resumo" => "O processo de inclusão escolar é responsabilidade de todos e leva-nos a uma ampla discussão sobre o nosso papel diante da efetivação de direitos e respeito à diversidade. Nesse contexto, investigar o que propõe as políticas públicas e a realidade que se efetiva no contexto escolar torna-se relevante no âmbito acadêmico. O interesse pela pesquisa surgiu a partir da disciplina Educação para diversidade no curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, pela qual a partir das discussões propostas, tivemos a curiosidade de conhecer e analisar quais avanços alcançados na conquista por direitos de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) e quais desafios estão sendo enfrentadas no contexto atual para a efetivação de uma prática educativa inclusiva. Nesse lastro, tomamos essas prerrogativas como objetivos da nossa pesquisa. Numa perspectiva metodológica a pesquisa é de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e documental. Com isso, analisamos algumas Leis que estabelece o direito a pessoa como NEE, com destaque para a Lei de Salamanca de 1994, Lei de Diretrizes e Base- LDB 9.394/ 96, as diretrizes regulamentadas pelo do Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008, Lei Brasileira de Inclusão-LBI de 6 de julho de 2015. Nos apoiamos ainda, em autores que discuti a temática tais como: Mantoan (2006), Carvalho (2006), Silva (2010) Jannuzzi (2004) Facion (2009), Fernandes (2011), dentre outros. Como resultados o artigo traz apontamentos para que sejam tecidas reflexões sobre as dificuldades para a inserção dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. A escola precisa ter um olhar para a diversidade, que possibilite o aluno desenvolver suas habilidades, aceitando sua diferenças e limitações. Outro apontamento encontra-se na formação do professor, que muitas vezes está despreparado para incluir o aluno com NEE, e nega-se a obter novos conhecimentos e métodos para que possa melhorar e evoluir a qualidade de sua aula. Outra dificuldade encontrada foi à infraestrutura das escolas, que em sua maioria não possui a acessibilidade necessária para o aluno, nem os materiais pedagógicos básicos para que as atividades aconteçam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, DESAFIOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID418_05102017143210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE NOGUEIRA DOS SANTOS DUARTE" "autor_nome_curto" => "LEIDIANE NOG." "autor_email" => "leidianenogueira2012@bol." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37187 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3122 "inscrito_id" => 418 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: O DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL" "resumo" => "O processo de inclusão escolar é responsabilidade de todos e leva-nos a uma ampla discussão sobre o nosso papel diante da efetivação de direitos e respeito à diversidade. Nesse contexto, investigar o que propõe as políticas públicas e a realidade que se efetiva no contexto escolar torna-se relevante no âmbito acadêmico. O interesse pela pesquisa surgiu a partir da disciplina Educação para diversidade no curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, pela qual a partir das discussões propostas, tivemos a curiosidade de conhecer e analisar quais avanços alcançados na conquista por direitos de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) e quais desafios estão sendo enfrentadas no contexto atual para a efetivação de uma prática educativa inclusiva. Nesse lastro, tomamos essas prerrogativas como objetivos da nossa pesquisa. Numa perspectiva metodológica a pesquisa é de cunho qualitativo, com levantamento bibliográfico e documental. Com isso, analisamos algumas Leis que estabelece o direito a pessoa como NEE, com destaque para a Lei de Salamanca de 1994, Lei de Diretrizes e Base- LDB 9.394/ 96, as diretrizes regulamentadas pelo do Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008, Lei Brasileira de Inclusão-LBI de 6 de julho de 2015. Nos apoiamos ainda, em autores que discuti a temática tais como: Mantoan (2006), Carvalho (2006), Silva (2010) Jannuzzi (2004) Facion (2009), Fernandes (2011), dentre outros. Como resultados o artigo traz apontamentos para que sejam tecidas reflexões sobre as dificuldades para a inserção dos alunos com deficiência na rede regular de ensino. A escola precisa ter um olhar para a diversidade, que possibilite o aluno desenvolver suas habilidades, aceitando sua diferenças e limitações. Outro apontamento encontra-se na formação do professor, que muitas vezes está despreparado para incluir o aluno com NEE, e nega-se a obter novos conhecimentos e métodos para que possa melhorar e evoluir a qualidade de sua aula. Outra dificuldade encontrada foi à infraestrutura das escolas, que em sua maioria não possui a acessibilidade necessária para o aluno, nem os materiais pedagógicos básicos para que as atividades aconteçam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, DESAFIOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID418_05102017143210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE NOGUEIRA DOS SANTOS DUARTE" "autor_nome_curto" => "LEIDIANE NOG." "autor_email" => "leidianenogueira2012@bol." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }