Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR E ORGANIZACIONAL – UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DOCUMENTAL NA PARAÍBA

Palavra-chaves: ENSINO, BULLYING, DIREITOS HUMANOS, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No campo das ciências humanas e sociais, seguindo tendência mundial, a busca por uma tratativa adequada e efetiva de diversas temáticas inerentes ao contexto escolar e organizacional tem ganhado visibilidade no Brasil contemporâneo. A questão dos Direitos Humanos tem sido amplamente debatida em várias instâncias sociais, a salvaguarda destes Direitos e a perspectiva ética que aponta para os deveres institucionais de promover um ambiente propício aos relacionamentos interpessoais é algo pungente e abarca questões prementes, tais como: bullying, cyberbullying, gênero e violência sexual, respeito à diversidade e orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência. O presente artigo produz um recorte temático sobre os relacionamentos interpessoais na empresa e na escola que favoreçam um espaço de prevalência dos Direitos. O objetivo do estudo é promover uma investigação teórica sobre a temática e servir de aporte teórico para a continuidade da pesquisa. Para tanto, optou-se pelo procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica documental. Trata-se, portanto, de um trabalho sobre Direitos Humanos na escola e nas organizações, no qual foram levantados dados acerca da legislação federal, estadual e municipal, a jurisprudência no âmbito nacional e local; bem como pesquisas acadêmicas realizadas no Estado da Paraíba envolvendo as temáticas. Ao final, foram apresentados alguns Cases que tratam especificamente de casos de bullying. Nesse sentido, foi possível traçar um panorama atual relativo a abordagens das temáticas estudadas. Entre os resultados encontrados nas pesquisas, destacam-se: temáticas com abordagem ineficiente; culpabilidade atribuída aos pais e gestores escolares; variáveis individuais e cognitivas influenciam o comportamento violento; necessidade de ações preventivas.

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