A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA GEOGRAFIA: O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35292 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3536 "inscrito_id" => 9360 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA GEOGRAFIA: O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => """ O referido trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da ciência cartográfica para a geografia, enfatizando que a partir do entendimento desta ciência podemos perceber que o discente poderá observar o mundo e os seus fenômenos de forma diferenciada dos demais que não detém do mesmo conhecimento. Além disso, é verificado que o educando passará a constatar os fenômenos nos diversos tipos de escalas. Desta forma, destacamos a importância em promover a alfabetização cartográfica desde o inicio da vida escolar dos estudantes, promovendo a aquisição desses conhecimentos a partir da utilização de ferramentas que acabam facilitando o aprendizado dos estudantes e que desta maneira contribua no processo ensino/aprendizagem. Portanto, a pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, onde é verificada a construção de uma significativa discussão a cerca da realidade presenciada em alguns espaços escolares. Sendo que, em diversos casos é comum presenciar alunos com um alto grau de defasagem quando se trata de conhecimentos cartográficos e isso futuramente irá acabar trazendo algum prejuízo. Deste modo, este fator é percebido em muitos estudantes atualmente da educação básica. Com isso, esse referido problema nos fez despertar a curiosidade e tentar fazer uma pequena discussão sobre a referida temática. Portanto, salienta-se que existe varias opções para ensinar cartografia. Dentre essas opções, destaca-se o GPS, Google Earth, Google Maps também chamadas de geotecnologias e entre outras ferramentas que nos permite desenvolver meios mais eficazes e dinâmicos, sempre com o intuito de melhorar o aprendizado dos conteúdos cartográficos. Contudo, colocando em evidencia a “era” tecnológica que se presencia e, o mundo cada vez mais globalizado onde os jovens estão inseridos neste espaço. A partir da quebra do tradicionalismo, que se é verificado por meio do uso das ferramentas tecnológicas, observamos o despertar da curiosidade nos jovens, e diante disto, este fator contribui para que o docente consiga transmitir o conteúdo de modo com que haja interesse dos mesmos. Com isso, deixamos claro que pra se efetivar uma aula dinâmica de geografia com assuntos de cartografia, é preciso que haja o uso de um bom planejamento para que a tecnologia conspire a seu favor na hora de transmitir todo o conhecimento.\r\n \r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, CARTOGRAFIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9360_14102017111237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO RIBEIRO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO RIBEIRO" "autor_email" => "fabricio-sousa02@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35292 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3536 "inscrito_id" => 9360 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA GEOGRAFIA: O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => """ O referido trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da ciência cartográfica para a geografia, enfatizando que a partir do entendimento desta ciência podemos perceber que o discente poderá observar o mundo e os seus fenômenos de forma diferenciada dos demais que não detém do mesmo conhecimento. Além disso, é verificado que o educando passará a constatar os fenômenos nos diversos tipos de escalas. Desta forma, destacamos a importância em promover a alfabetização cartográfica desde o inicio da vida escolar dos estudantes, promovendo a aquisição desses conhecimentos a partir da utilização de ferramentas que acabam facilitando o aprendizado dos estudantes e que desta maneira contribua no processo ensino/aprendizagem. Portanto, a pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, onde é verificada a construção de uma significativa discussão a cerca da realidade presenciada em alguns espaços escolares. Sendo que, em diversos casos é comum presenciar alunos com um alto grau de defasagem quando se trata de conhecimentos cartográficos e isso futuramente irá acabar trazendo algum prejuízo. Deste modo, este fator é percebido em muitos estudantes atualmente da educação básica. Com isso, esse referido problema nos fez despertar a curiosidade e tentar fazer uma pequena discussão sobre a referida temática. Portanto, salienta-se que existe varias opções para ensinar cartografia. Dentre essas opções, destaca-se o GPS, Google Earth, Google Maps também chamadas de geotecnologias e entre outras ferramentas que nos permite desenvolver meios mais eficazes e dinâmicos, sempre com o intuito de melhorar o aprendizado dos conteúdos cartográficos. Contudo, colocando em evidencia a “era” tecnológica que se presencia e, o mundo cada vez mais globalizado onde os jovens estão inseridos neste espaço. A partir da quebra do tradicionalismo, que se é verificado por meio do uso das ferramentas tecnológicas, observamos o despertar da curiosidade nos jovens, e diante disto, este fator contribui para que o docente consiga transmitir o conteúdo de modo com que haja interesse dos mesmos. Com isso, deixamos claro que pra se efetivar uma aula dinâmica de geografia com assuntos de cartografia, é preciso que haja o uso de um bom planejamento para que a tecnologia conspire a seu favor na hora de transmitir todo o conhecimento.\r\n \r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, ENSINO, CARTOGRAFIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9360_14102017111237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO RIBEIRO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO RIBEIRO" "autor_email" => "fabricio-sousa02@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }