O referido trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da ciência cartográfica para a geografia, enfatizando que a partir do entendimento desta ciência podemos perceber que o discente poderá observar o mundo e os seus fenômenos de forma diferenciada dos demais que não detém do mesmo conhecimento. Além disso, é verificado que o educando passará a constatar os fenômenos nos diversos tipos de escalas. Desta forma, destacamos a importância em promover a alfabetização cartográfica desde o inicio da vida escolar dos estudantes, promovendo a aquisição desses conhecimentos a partir da utilização de ferramentas que acabam facilitando o aprendizado dos estudantes e que desta maneira contribua no processo ensino/aprendizagem. Portanto, a pesquisa foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, onde é verificada a construção de uma significativa discussão a cerca da realidade presenciada em alguns espaços escolares. Sendo que, em diversos casos é comum presenciar alunos com um alto grau de defasagem quando se trata de conhecimentos cartográficos e isso futuramente irá acabar trazendo algum prejuízo. Deste modo, este fator é percebido em muitos estudantes atualmente da educação básica. Com isso, esse referido problema nos fez despertar a curiosidade e tentar fazer uma pequena discussão sobre a referida temática. Portanto, salienta-se que existe varias opções para ensinar cartografia. Dentre essas opções, destaca-se o GPS, Google Earth, Google Maps também chamadas de geotecnologias e entre outras ferramentas que nos permite desenvolver meios mais eficazes e dinâmicos, sempre com o intuito de melhorar o aprendizado dos conteúdos cartográficos. Contudo, colocando em evidencia a “era” tecnológica que se presencia e, o mundo cada vez mais globalizado onde os jovens estão inseridos neste espaço. A partir da quebra do tradicionalismo, que se é verificado por meio do uso das ferramentas tecnológicas, observamos o despertar da curiosidade nos jovens, e diante disto, este fator contribui para que o docente consiga transmitir o conteúdo de modo com que haja interesse dos mesmos. Com isso, deixamos claro que pra se efetivar uma aula dinâmica de geografia com assuntos de cartografia, é preciso que haja o uso de um bom planejamento para que a tecnologia conspire a seu favor na hora de transmitir todo o conhecimento.
.