ANÁLISE DESCRITIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA
INTERACIONISTA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34965 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3627 "inscrito_id" => 7428 "titulo" => """ ANÁLISE DESCRITIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA \r\n INTERACIONISTA """ "resumo" => "O presente artigo objetivou relatar uma análise feita em uma coleção de livros didáticos destinados ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos deste documento, atentando para o ensino da gramática, literatura e redação no ensino Médio com base nos quatro pilares da educação, observando o tipo de abordagem realizada pelos autores. O propósito desta análise é indicar caminhos e critérios para compreender o espaço no qual a produção textual, o uso gramatical e o ensino de literatura ocupam no livro didático e qual concepção adotada para o processo de ensino aprendizagem, enfatizando o trabalho do professor para analisar de forma crítica e reflexiva as lacunas existentes no livro. Vale ressaltar que o ensino de Língua Portuguesa vem passando por constantes mudanças metodológicas e o livro didático ainda é considerado um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula. Os livros didáticos analisados são da Editora FTD, com distribuição gratuita, através de sua Unidade Escolar Pública. Os autores visam o desenvolvimento da compreensão e da prática pedagógica, ao retomar como base os quatro pilares da Educação que atenta para o aprender a conhecer, a fazer, a viver como os outros e a ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7428_14102017224614.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE DINIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SOLANGE DINIZ" "autor_email" => "solangediniz15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34965 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3627 "inscrito_id" => 7428 "titulo" => """ ANÁLISE DESCRITIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA \r\n INTERACIONISTA """ "resumo" => "O presente artigo objetivou relatar uma análise feita em uma coleção de livros didáticos destinados ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos deste documento, atentando para o ensino da gramática, literatura e redação no ensino Médio com base nos quatro pilares da educação, observando o tipo de abordagem realizada pelos autores. O propósito desta análise é indicar caminhos e critérios para compreender o espaço no qual a produção textual, o uso gramatical e o ensino de literatura ocupam no livro didático e qual concepção adotada para o processo de ensino aprendizagem, enfatizando o trabalho do professor para analisar de forma crítica e reflexiva as lacunas existentes no livro. Vale ressaltar que o ensino de Língua Portuguesa vem passando por constantes mudanças metodológicas e o livro didático ainda é considerado um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula. Os livros didáticos analisados são da Editora FTD, com distribuição gratuita, através de sua Unidade Escolar Pública. Os autores visam o desenvolvimento da compreensão e da prática pedagógica, ao retomar como base os quatro pilares da Educação que atenta para o aprender a conhecer, a fazer, a viver como os outros e a ser." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7428_14102017224614.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANGE DINIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "SOLANGE DINIZ" "autor_email" => "solangediniz15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }