Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DESCRITIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA

Palavra-chaves: ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34965
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3627
    "inscrito_id" => 7428
    "titulo" => """
      ANÁLISE DESCRITIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA \r\n
        INTERACIONISTA
      """
    "resumo" => "O presente artigo objetivou relatar uma análise feita em uma coleção de livros didáticos destinados ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos deste documento, atentando para o ensino da gramática, literatura e redação no ensino Médio com base nos quatro pilares da educação, observando o tipo de abordagem realizada pelos autores. O propósito desta análise é indicar caminhos e critérios para compreender o espaço no qual a produção textual, o uso gramatical e o ensino de literatura ocupam no livro didático e qual concepção adotada para o processo de ensino aprendizagem, enfatizando o trabalho do professor para analisar de forma crítica e reflexiva as lacunas existentes no livro. Vale ressaltar que o ensino de Língua Portuguesa vem passando por constantes mudanças metodológicas e o livro didático ainda é considerado um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula. Os livros didáticos analisados são da Editora FTD, com distribuição gratuita, através de sua Unidade Escolar Pública. Os autores visam o desenvolvimento da compreensão e da prática pedagógica, ao retomar como base os quatro pilares da Educação que atenta para o aprender a conhecer, a fazer, a viver como os outros e a ser."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7428_14102017224614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SOLANGE DINIZ"
    "autor_email" => "solangediniz15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34965
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3627
    "inscrito_id" => 7428
    "titulo" => """
      ANÁLISE DESCRITIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA \r\n
        INTERACIONISTA
      """
    "resumo" => "O presente artigo objetivou relatar uma análise feita em uma coleção de livros didáticos destinados ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos deste documento, atentando para o ensino da gramática, literatura e redação no ensino Médio com base nos quatro pilares da educação, observando o tipo de abordagem realizada pelos autores. O propósito desta análise é indicar caminhos e critérios para compreender o espaço no qual a produção textual, o uso gramatical e o ensino de literatura ocupam no livro didático e qual concepção adotada para o processo de ensino aprendizagem, enfatizando o trabalho do professor para analisar de forma crítica e reflexiva as lacunas existentes no livro. Vale ressaltar que o ensino de Língua Portuguesa vem passando por constantes mudanças metodológicas e o livro didático ainda é considerado um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula. Os livros didáticos analisados são da Editora FTD, com distribuição gratuita, através de sua Unidade Escolar Pública. Os autores visam o desenvolvimento da compreensão e da prática pedagógica, ao retomar como base os quatro pilares da Educação que atenta para o aprender a conhecer, a fazer, a viver como os outros e a ser."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7428_14102017224614.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SOLANGE DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SOLANGE DINIZ"
    "autor_email" => "solangediniz15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo objetivou relatar uma análise feita em uma coleção de livros didáticos destinados ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos deste documento, atentando para o ensino da gramática, literatura e redação no ensino Médio com base nos quatro pilares da educação, observando o tipo de abordagem realizada pelos autores. O propósito desta análise é indicar caminhos e critérios para compreender o espaço no qual a produção textual, o uso gramatical e o ensino de literatura ocupam no livro didático e qual concepção adotada para o processo de ensino aprendizagem, enfatizando o trabalho do professor para analisar de forma crítica e reflexiva as lacunas existentes no livro. Vale ressaltar que o ensino de Língua Portuguesa vem passando por constantes mudanças metodológicas e o livro didático ainda é considerado um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula. Os livros didáticos analisados são da Editora FTD, com distribuição gratuita, através de sua Unidade Escolar Pública. Os autores visam o desenvolvimento da compreensão e da prática pedagógica, ao retomar como base os quatro pilares da Educação que atenta para o aprender a conhecer, a fazer, a viver como os outros e a ser.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.