ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA: O EPISÓDIO DO METEORITO SERRA DO MAGÉ
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35986 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1473 "inscrito_id" => 7405 "titulo" => "ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA: O EPISÓDIO DO METEORITO SERRA DO MAGÉ" "resumo" => "Percebendo a dificuldade de aprendizagem que os alunos sentem em relação ao estudo da Física e de ciências afins, discute-se neste trabalho uma proposta de um projeto em desenvolvimento, objetivando contribuições para a aprendizagem da ciência Física, através de temáticas astronômicas. Pois, diante da literatura pesquisada, percebe-se algumas contribuições que tais temáticas podem trazer para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, já que temas astronômicos despertam um maior interesse e curiosidade entre os estudantes, diante do fascínio que estes têm pelos fenômenos celestes. Tem-se como proposta, a abordagem do episódio da queda do meteorito Serra do Magé, ocorrido em 1 de outubro de 1923 no interior de Pernambuco, como um dos temas que pode propiciar à aprendizagem de conceitos físicos. Através desta temática, pode-se analisar o fenômeno em questão e relacioná-lo de maneira interdisciplinar com conceitos físicos, como por exemplo, Sistema Solar e Gravitação, possibilitando também, formas dinâmicas de interação entre professores e estudantes e destes com os seus pares, levando-os ao deslumbramento da Ciência e ressaltando desta maneira, as relações sociais, favorecendo a um desenvolvimento cognitivo entre os envolvidos. Para isso, tem-se neste trabalho, uma discussão sobre as possíveis contribuições que a Astronomia pode proporcionar ao ensino de Física e a apresentação de uma metodologia de como essa proposta da temática astronômica mencionada acima, irá ser elaborada inicialmente. Assim, pretende-se realizar aulas dinâmicas, discutindo com os estudantes, o tema proposto considerando suas concepções prévias e abordando os conceitos físicos relacionados com tal temática, almejando-se uma aprendizagem potencialmente significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE ASTRONOMIA, METEORITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7405_10092017193853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NADINE OLIVEIRA" "autor_email" => "nadinedeoliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35986 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1473 "inscrito_id" => 7405 "titulo" => "ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA: O EPISÓDIO DO METEORITO SERRA DO MAGÉ" "resumo" => "Percebendo a dificuldade de aprendizagem que os alunos sentem em relação ao estudo da Física e de ciências afins, discute-se neste trabalho uma proposta de um projeto em desenvolvimento, objetivando contribuições para a aprendizagem da ciência Física, através de temáticas astronômicas. Pois, diante da literatura pesquisada, percebe-se algumas contribuições que tais temáticas podem trazer para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, já que temas astronômicos despertam um maior interesse e curiosidade entre os estudantes, diante do fascínio que estes têm pelos fenômenos celestes. Tem-se como proposta, a abordagem do episódio da queda do meteorito Serra do Magé, ocorrido em 1 de outubro de 1923 no interior de Pernambuco, como um dos temas que pode propiciar à aprendizagem de conceitos físicos. Através desta temática, pode-se analisar o fenômeno em questão e relacioná-lo de maneira interdisciplinar com conceitos físicos, como por exemplo, Sistema Solar e Gravitação, possibilitando também, formas dinâmicas de interação entre professores e estudantes e destes com os seus pares, levando-os ao deslumbramento da Ciência e ressaltando desta maneira, as relações sociais, favorecendo a um desenvolvimento cognitivo entre os envolvidos. Para isso, tem-se neste trabalho, uma discussão sobre as possíveis contribuições que a Astronomia pode proporcionar ao ensino de Física e a apresentação de uma metodologia de como essa proposta da temática astronômica mencionada acima, irá ser elaborada inicialmente. Assim, pretende-se realizar aulas dinâmicas, discutindo com os estudantes, o tema proposto considerando suas concepções prévias e abordando os conceitos físicos relacionados com tal temática, almejando-se uma aprendizagem potencialmente significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE ASTRONOMIA, METEORITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7405_10092017193853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADINE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NADINE OLIVEIRA" "autor_email" => "nadinedeoliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }