FEYERABEND PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR INTERMÉDIO DO ENSINO ADAPTATIVO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36973 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3322 "inscrito_id" => 9218 "titulo" => "FEYERABEND PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR INTERMÉDIO DO ENSINO ADAPTATIVO" "resumo" => "O presente artigo propõe a utilização do denominado ensino adaptativo e sua ligação facilitadora com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São apresentados e conceituados os elementos relacionados à teoria de aprendizagem desenvolvida por Ausubel, e como esta pode ser obtida por meio da adoção de uma plataforma computacional que propicie o ensino ou aprendizagem adaptativos. Adicionalmente são discutidas as ideias do epistemólogo Paul Karl Feyerabend e como elas se associam ao ensino adaptativo, identificando possibilidades de aprendizado. A metodologia adotada foi a de um levantamento com revisão bibliográfica, trazendo para a discussão artigos selecionados do portal Periódicos da Capes e da ferramenta de indexação de trabalhos Google Scholar, utilizando como palavras-chave para obtenção de resultados os seguintes termos: "ensino adaptativo", "aprendizagem significativa", "adaptative learning", "Feyerabend e ensino". Como conclusão desta pesquisa, entende-se que há interação entre as ideias propostas por Feyerabend e o ensino adaptativo, uma vez que a plataforma adaptativa organiza a sequência de ensino de acordo com o nível de dificuldade apresentado pelo aluno, durante todas as fases de interação com a ferramenta. Foi possível concluir também, que o ensino adaptativo promove a aprendizagem significativa, visto que a curva de aprendizado do estudante é reorganizada a cada avanço no conteúdo apresentado, com o intuito de reforçar os conceitos que o aluno ainda não compreendeu. Desta forma outros objetos de aprendizagem (tais como vídeos, textos, imagens, sons, infográficos) são carregados e disponibilizados na plataforma, para auxiliar o processo de ensino e promover, ajustando-se aos interesses e dificuldades de cada um para, então, promover a aprendizagem significativa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO ADAPTATIVO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FEYERABEND E ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9218_10102017235803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO PAULO AIRES" "autor_nome_curto" => "JOAO PAULO" "autor_email" => "joao@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36973 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3322 "inscrito_id" => 9218 "titulo" => "FEYERABEND PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR INTERMÉDIO DO ENSINO ADAPTATIVO" "resumo" => "O presente artigo propõe a utilização do denominado ensino adaptativo e sua ligação facilitadora com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São apresentados e conceituados os elementos relacionados à teoria de aprendizagem desenvolvida por Ausubel, e como esta pode ser obtida por meio da adoção de uma plataforma computacional que propicie o ensino ou aprendizagem adaptativos. Adicionalmente são discutidas as ideias do epistemólogo Paul Karl Feyerabend e como elas se associam ao ensino adaptativo, identificando possibilidades de aprendizado. A metodologia adotada foi a de um levantamento com revisão bibliográfica, trazendo para a discussão artigos selecionados do portal Periódicos da Capes e da ferramenta de indexação de trabalhos Google Scholar, utilizando como palavras-chave para obtenção de resultados os seguintes termos: "ensino adaptativo", "aprendizagem significativa", "adaptative learning", "Feyerabend e ensino". Como conclusão desta pesquisa, entende-se que há interação entre as ideias propostas por Feyerabend e o ensino adaptativo, uma vez que a plataforma adaptativa organiza a sequência de ensino de acordo com o nível de dificuldade apresentado pelo aluno, durante todas as fases de interação com a ferramenta. Foi possível concluir também, que o ensino adaptativo promove a aprendizagem significativa, visto que a curva de aprendizado do estudante é reorganizada a cada avanço no conteúdo apresentado, com o intuito de reforçar os conceitos que o aluno ainda não compreendeu. Desta forma outros objetos de aprendizagem (tais como vídeos, textos, imagens, sons, infográficos) são carregados e disponibilizados na plataforma, para auxiliar o processo de ensino e promover, ajustando-se aos interesses e dificuldades de cada um para, então, promover a aprendizagem significativa" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO ADAPTATIVO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FEYERABEND E ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9218_10102017235803.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO PAULO AIRES" "autor_nome_curto" => "JOAO PAULO" "autor_email" => "joao@utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }