UM JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34991 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4685 "inscrito_id" => 4297 "titulo" => "UM JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Antes, o jogo não tinha espaço no âmbito educacional, mas com a descoberta do mesmo como ferramenta de ensino, esse método lúdico vem cada vez mais tomando frente nesse processo. O presente artigo apresenta a descrição de um jogo que tem como principal objetivo mostrar aos alunos de forma fácil e prazerosa o conteúdo a ser estudado, além, de buscar desenvolver a cognição da criança, a convivência com regras e o espírito competitivo. Foi um trabalho realizado na Escola Municipal Roland Jacob, Parnaíba-PI, nas turmas “A” e “B” do 6º Ano, na disciplina de Ciências. Sabe-se que o ensino de ciências é um grande desafio para o educador, que busca repassar seus conhecimentos de modo com que o aluno tenha o máximo de aproveitamento. Para tamanho desafio se faz necessário o uso de metodologias e estratégias eficazes a fim de obter o resultado esperado pelo educador. Um jogo se bem desenvolvido e planejado, todo fundamentado e envolvido no conteúdo teórico, tem grande possibilidade de se tornar uma excelente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, sendo que o aluno passa a ter uma visão mais concreta e menos abstrata dos conteúdos abordados. A estratégia de aliar o lúdico com o cognitivo é um ótimo método para o processo de construção do conhecimento, temas que antes eram desconhecidos o aluno passa a conhecer e ter uma visão mais abrangente do conteúdo, além de tornar ainda mais íntima a aproximação e a relação entre professores e alunos. Isso facilita esse processo que por vezes torna-se tão complexo, tendo em vista que é extenso os processos e conceitos a serem aprendidos na disciplina de ciências. O presente trabalho é uma breve analise qualitativa da importância das atividades lúdicas do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4297_16102017232753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELIA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JUSCELIA COSTA" "autor_email" => "jusceliacostape@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34991 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4685 "inscrito_id" => 4297 "titulo" => "UM JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Antes, o jogo não tinha espaço no âmbito educacional, mas com a descoberta do mesmo como ferramenta de ensino, esse método lúdico vem cada vez mais tomando frente nesse processo. O presente artigo apresenta a descrição de um jogo que tem como principal objetivo mostrar aos alunos de forma fácil e prazerosa o conteúdo a ser estudado, além, de buscar desenvolver a cognição da criança, a convivência com regras e o espírito competitivo. Foi um trabalho realizado na Escola Municipal Roland Jacob, Parnaíba-PI, nas turmas “A” e “B” do 6º Ano, na disciplina de Ciências. Sabe-se que o ensino de ciências é um grande desafio para o educador, que busca repassar seus conhecimentos de modo com que o aluno tenha o máximo de aproveitamento. Para tamanho desafio se faz necessário o uso de metodologias e estratégias eficazes a fim de obter o resultado esperado pelo educador. Um jogo se bem desenvolvido e planejado, todo fundamentado e envolvido no conteúdo teórico, tem grande possibilidade de se tornar uma excelente ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, sendo que o aluno passa a ter uma visão mais concreta e menos abstrata dos conteúdos abordados. A estratégia de aliar o lúdico com o cognitivo é um ótimo método para o processo de construção do conhecimento, temas que antes eram desconhecidos o aluno passa a conhecer e ter uma visão mais abrangente do conteúdo, além de tornar ainda mais íntima a aproximação e a relação entre professores e alunos. Isso facilita esse processo que por vezes torna-se tão complexo, tendo em vista que é extenso os processos e conceitos a serem aprendidos na disciplina de ciências. O presente trabalho é uma breve analise qualitativa da importância das atividades lúdicas do processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4297_16102017232753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELIA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JUSCELIA COSTA" "autor_email" => "jusceliacostape@bol.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }