Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ENTRE OLHARES E EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: SURDOS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, LIBRAS, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36564
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3728
    "inscrito_id" => 4936
    "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ENTRE OLHARES E EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada em uma sala de aula bilíngue (Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Portuguesa) de uma escola da rede municipal de São Luís – MA como atividade acadêmica da disciplina de Metodologia e Prática da Educação Especial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, durante o primeiro semestre de 2017. A referida disciplina tem como finalidade desenvolver capacidades teórico-metodológicas para planejar, implementar e avaliar o processo de ensino de crianças público alvo da Educação Especial, por meio da utilização de abordagens pedagógicas para um atendimento educacional especializado. Como diferencial, houve a oportunidade de ser realizada uma visita a uma escola de educação básica do município de São Luís/MA para conhecer a sala de recursos multifuncional e a sala de alunos surdos (sala de aula bilíngue). O presente trabalho apresenta a experiência na sala de alunos surdos, levando em consideração as observações que foram realizadas e as inquietações que surgiram após essa visita. O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva bilíngue, tendo em vista alguns aspectos observados durante o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado parcial dessa experiência e pesquisa, percebeu-se que há ainda alguns obstáculos a serem superados para que a educação bilíngue aconteça de forma plena e atenda, de fato, as demandas das crianças, no que se refere ao domínio de LIBRAS. Assim, este trabalho configura-se como o primeiro passo para a realização de uma pesquisa mais aprofundada a respeito da educação bilíngue em escolas públicas da rede municipal de São Luís/MA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "SURDOS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, LIBRAS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4936_15102017202304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SWELLEN SILVA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "SWELLEN SILVA"
    "autor_email" => "swellen_01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36564
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3728
    "inscrito_id" => 4936
    "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ENTRE OLHARES E EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada em uma sala de aula bilíngue (Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Portuguesa) de uma escola da rede municipal de São Luís – MA como atividade acadêmica da disciplina de Metodologia e Prática da Educação Especial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, durante o primeiro semestre de 2017. A referida disciplina tem como finalidade desenvolver capacidades teórico-metodológicas para planejar, implementar e avaliar o processo de ensino de crianças público alvo da Educação Especial, por meio da utilização de abordagens pedagógicas para um atendimento educacional especializado. Como diferencial, houve a oportunidade de ser realizada uma visita a uma escola de educação básica do município de São Luís/MA para conhecer a sala de recursos multifuncional e a sala de alunos surdos (sala de aula bilíngue). O presente trabalho apresenta a experiência na sala de alunos surdos, levando em consideração as observações que foram realizadas e as inquietações que surgiram após essa visita. O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva bilíngue, tendo em vista alguns aspectos observados durante o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado parcial dessa experiência e pesquisa, percebeu-se que há ainda alguns obstáculos a serem superados para que a educação bilíngue aconteça de forma plena e atenda, de fato, as demandas das crianças, no que se refere ao domínio de LIBRAS. Assim, este trabalho configura-se como o primeiro passo para a realização de uma pesquisa mais aprofundada a respeito da educação bilíngue em escolas públicas da rede municipal de São Luís/MA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "SURDOS, EDUCAÇÃO BILÍNGUE, LIBRAS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID4936_15102017202304.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SWELLEN SILVA PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "SWELLEN SILVA"
    "autor_email" => "swellen_01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada em uma sala de aula bilíngue (Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Portuguesa) de uma escola da rede municipal de São Luís – MA como atividade acadêmica da disciplina de Metodologia e Prática da Educação Especial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, durante o primeiro semestre de 2017. A referida disciplina tem como finalidade desenvolver capacidades teórico-metodológicas para planejar, implementar e avaliar o processo de ensino de crianças público alvo da Educação Especial, por meio da utilização de abordagens pedagógicas para um atendimento educacional especializado. Como diferencial, houve a oportunidade de ser realizada uma visita a uma escola de educação básica do município de São Luís/MA para conhecer a sala de recursos multifuncional e a sala de alunos surdos (sala de aula bilíngue). O presente trabalho apresenta a experiência na sala de alunos surdos, levando em consideração as observações que foram realizadas e as inquietações que surgiram após essa visita. O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva bilíngue, tendo em vista alguns aspectos observados durante o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado parcial dessa experiência e pesquisa, percebeu-se que há ainda alguns obstáculos a serem superados para que a educação bilíngue aconteça de forma plena e atenda, de fato, as demandas das crianças, no que se refere ao domínio de LIBRAS. Assim, este trabalho configura-se como o primeiro passo para a realização de uma pesquisa mais aprofundada a respeito da educação bilíngue em escolas públicas da rede municipal de São Luís/MA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.