PINHEIRO, Swellen Silva. Educação bilíngue: entre olhares e experiências. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36564>. Acesso em: 22/11/2024 07:32
O presente trabalho apresenta a experiência vivenciada em uma sala de aula bilíngue (Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) - Língua Portuguesa) de uma escola da rede municipal de São Luís – MA como atividade acadêmica da disciplina de Metodologia e Prática da Educação Especial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, durante o primeiro semestre de 2017. A referida disciplina tem como finalidade desenvolver capacidades teórico-metodológicas para planejar, implementar e avaliar o processo de ensino de crianças público alvo da Educação Especial, por meio da utilização de abordagens pedagógicas para um atendimento educacional especializado. Como diferencial, houve a oportunidade de ser realizada uma visita a uma escola de educação básica do município de São Luís/MA para conhecer a sala de recursos multifuncional e a sala de alunos surdos (sala de aula bilíngue). O presente trabalho apresenta a experiência na sala de alunos surdos, levando em consideração as observações que foram realizadas e as inquietações que surgiram após essa visita. O objetivo deste estudo é compreender como ocorre o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva bilíngue, tendo em vista alguns aspectos observados durante o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado parcial dessa experiência e pesquisa, percebeu-se que há ainda alguns obstáculos a serem superados para que a educação bilíngue aconteça de forma plena e atenda, de fato, as demandas das crianças, no que se refere ao domínio de LIBRAS. Assim, este trabalho configura-se como o primeiro passo para a realização de uma pesquisa mais aprofundada a respeito da educação bilíngue em escolas públicas da rede municipal de São Luís/MA.