EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLITECNIA: POSSIBLIDADE DE MELHORIA SOCIAL EM UMA SOCIEDADE CINDIDA EM CLASSES?
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A ideologia da competência e da empregabilidade toma conta do ideário, propaga-se o conceito de igualdade de direitos e oportunidades, como se todos tivessem as mesmas condições de ascensão acadêmica, profissional e social, cabendo a cada um, individualmente conquistar seu espaço. A partir dos anos 2000 temos a perda de direitos fundamentais da classe trabalhadora e retrocesso no campo educacional. Nesta perspectiva percebemos a formação humana e Politecnia com uma proposta emancipatória dos jovens e adultos brasileiros como resultado da união entre trabalho intelectual e trabalho produtivo, a unificação que permite aos saberes científicos e gerais, do sistema produtivo, serem transmitidos na formação dos sujeitos. A concepção de formação humana integral e a relação trabalho e educação, apresentados neste artigo, se apoiam nas discussões de autores como Moura; Lima Filho; Silva (2012); Ciavatta (2005), Frigotto (2001); Manacorda (2013); Ramos (2016) e Alves (2014). 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