PRÁTICAS DE ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (SEA): O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38299 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1730 "inscrito_id" => 409 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (SEA): O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO" "resumo" => "O processo de alfabetização tem sido intensamente discutido, isso porque vem configurando-se como um processo complexo e desafiador, principalmente quando se objetiva alfabetizar em uma perspectiva de letramento. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a prática de ensino de uma professora na turma de 3º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino do município de Pau dos Ferros/RN e identificar a perspectiva didática que a professora alfabetizadora utiliza para promover a apropriação do SEA. Para melhor fundamentação do referido estudo, realizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de referências teóricos que venha ao encontro com os anseios do presente artigo, e uma pesquisa de campo em que técnica de construção dos dados constituiu dos dados adquiridos por meio da observação de duas horas/aulas e do plano de aula das aulas em que realizamos as observações e de uma entrevista realizada com a professora pesquisada, do 3º ano do ensino fundamental I. Nessa perspectiva, é importante refletir sobre a prática de ensino do professor no ciclo de alfabetização, já que esta pode facilitar ou não a aquisição da apropriação do sistema notacional por parte dos alunos, para isso, faz-se necessário que os alfabetizadores vejam o SEA não apenas como um processo mecanicista, mas atrativo e motivador, onde os alunos participam da construção do conhecimento a medida que elaboram suas próprias hipóteses. O presente trabalho possibilitou a realização de uma breve discussão sobre o processo de alfabetizar letrando segundo a perspectiva de alguns autores que desenvolvem discussões nessa área do conhecimento, assim, a discussão teórica possibilitou o embasamento para a análise da pesquisa de campo realizada. Com base nas reflexões e análises, conclui-se que o processo de alfabetizar em uma perspectiva de letramento é desafiador, tendo em vista a heterogeneidade e as dificuldades existente em sala de aula, nessa perspectiva, a professora colaboradora da pesquisa, mesmo com tantos empecilhos que dificulta seu trabalho, objetiva que seus alunos possam avançar em seus conhecimentos, e que os mesmos sejam alfabetizados e letrados para que possam construir uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID409_11092017102929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ ANDRADE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ANDRADE" "autor_email" => "beatrizandradesantos2@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38299 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1730 "inscrito_id" => 409 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (SEA): O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO" "resumo" => "O processo de alfabetização tem sido intensamente discutido, isso porque vem configurando-se como um processo complexo e desafiador, principalmente quando se objetiva alfabetizar em uma perspectiva de letramento. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a prática de ensino de uma professora na turma de 3º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino do município de Pau dos Ferros/RN e identificar a perspectiva didática que a professora alfabetizadora utiliza para promover a apropriação do SEA. Para melhor fundamentação do referido estudo, realizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de referências teóricos que venha ao encontro com os anseios do presente artigo, e uma pesquisa de campo em que técnica de construção dos dados constituiu dos dados adquiridos por meio da observação de duas horas/aulas e do plano de aula das aulas em que realizamos as observações e de uma entrevista realizada com a professora pesquisada, do 3º ano do ensino fundamental I. Nessa perspectiva, é importante refletir sobre a prática de ensino do professor no ciclo de alfabetização, já que esta pode facilitar ou não a aquisição da apropriação do sistema notacional por parte dos alunos, para isso, faz-se necessário que os alfabetizadores vejam o SEA não apenas como um processo mecanicista, mas atrativo e motivador, onde os alunos participam da construção do conhecimento a medida que elaboram suas próprias hipóteses. O presente trabalho possibilitou a realização de uma breve discussão sobre o processo de alfabetizar letrando segundo a perspectiva de alguns autores que desenvolvem discussões nessa área do conhecimento, assim, a discussão teórica possibilitou o embasamento para a análise da pesquisa de campo realizada. Com base nas reflexões e análises, conclui-se que o processo de alfabetizar em uma perspectiva de letramento é desafiador, tendo em vista a heterogeneidade e as dificuldades existente em sala de aula, nessa perspectiva, a professora colaboradora da pesquisa, mesmo com tantos empecilhos que dificulta seu trabalho, objetiva que seus alunos possam avançar em seus conhecimentos, e que os mesmos sejam alfabetizados e letrados para que possam construir uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID409_11092017102929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ ANDRADE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ ANDRADE" "autor_email" => "beatrizandradesantos2@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }