Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCOMUNICAÇÃO E GAME: A PRODUÇÃO MIDIÁTICA DE GAME VOLTADO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA PARAÍBA

Palavra-chaves: EDUCOMUNICAÇÃO, GAME, HISTORIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36696
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4597
    "inscrito_id" => 3319
    "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO E GAME: A PRODUÇÃO MIDIÁTICA DE GAME VOLTADO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Este trabalho faz um relato de experiência na produção de um Game enquanto produto midiático educomunicativo que tem potencial educativo, didático, com uma temática Serious para o ensino de História da Paraíba tendo como recorte temporal o período do processo de colonização do território da Paraíba, o massacre de tracunhaém, e a criação da Capitania Real da Paraíba com o objetivo de contenção dos Índios. É relevante descrever que o presente trabalho não objetiva discutir todo o processo de criação, assim limitando-se aos aspectos estéticos de desenvolvido pelo front end no storyboard que propicie uma linguagem de proxemia com o jovem entre 15 a 19 anos que esteja cursando o ensino médio em ambiente de educação formal. A metodologia empregada para complementarização da discussão consistiu na bibliografia e por meio de entrevista que serviu para obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem, crêem, esperam, de um Game educativo, didático e serious sobre o ensino de história da Paraíba. Ao todo foram entrevistados 150 jovens de escolas públicas do ensino médio da Paraíba. Em suma por meio desta pesquisa foi possível identificar que o game educativo, didático, enquanto produto midiático educomunicativo deve ficar atento às relações que a intervenção do mesmo causa no cotidiano do indivíduo para que o mesmo não deturpe ou desconstrua a relação da memória de um povo nos indivíduos em formação social, em ambiente de educação formal ou não. Portanto o Game com esse viés que versa sobre a história, informando, comunicando e educando, deve inevitavelmente ouvir os significantes e referentes do universo do espectador para que se construa um ambiente lúdico, dinâmico e que eduque sem impulsionar estigmas ou a desconstrução da memória de um povo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, GAME, HISTORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3319_16102017230322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON VALENTIM"
    "autor_nome_curto" => "VALENTIM, J."
    "autor_email" => "jeffersonvalentim2014@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36696
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4597
    "inscrito_id" => 3319
    "titulo" => "EDUCOMUNICAÇÃO E GAME: A PRODUÇÃO MIDIÁTICA DE GAME VOLTADO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Este trabalho faz um relato de experiência na produção de um Game enquanto produto midiático educomunicativo que tem potencial educativo, didático, com uma temática Serious para o ensino de História da Paraíba tendo como recorte temporal o período do processo de colonização do território da Paraíba, o massacre de tracunhaém, e a criação da Capitania Real da Paraíba com o objetivo de contenção dos Índios. É relevante descrever que o presente trabalho não objetiva discutir todo o processo de criação, assim limitando-se aos aspectos estéticos de desenvolvido pelo front end no storyboard que propicie uma linguagem de proxemia com o jovem entre 15 a 19 anos que esteja cursando o ensino médio em ambiente de educação formal. A metodologia empregada para complementarização da discussão consistiu na bibliografia e por meio de entrevista que serviu para obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem, crêem, esperam, de um Game educativo, didático e serious sobre o ensino de história da Paraíba. Ao todo foram entrevistados 150 jovens de escolas públicas do ensino médio da Paraíba. Em suma por meio desta pesquisa foi possível identificar que o game educativo, didático, enquanto produto midiático educomunicativo deve ficar atento às relações que a intervenção do mesmo causa no cotidiano do indivíduo para que o mesmo não deturpe ou desconstrua a relação da memória de um povo nos indivíduos em formação social, em ambiente de educação formal ou não. Portanto o Game com esse viés que versa sobre a história, informando, comunicando e educando, deve inevitavelmente ouvir os significantes e referentes do universo do espectador para que se construa um ambiente lúdico, dinâmico e que eduque sem impulsionar estigmas ou a desconstrução da memória de um povo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCOMUNICAÇÃO, GAME, HISTORIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3319_16102017230322.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON VALENTIM"
    "autor_nome_curto" => "VALENTIM, J."
    "autor_email" => "jeffersonvalentim2014@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho faz um relato de experiência na produção de um Game enquanto produto midiático educomunicativo que tem potencial educativo, didático, com uma temática Serious para o ensino de História da Paraíba tendo como recorte temporal o período do processo de colonização do território da Paraíba, o massacre de tracunhaém, e a criação da Capitania Real da Paraíba com o objetivo de contenção dos Índios. É relevante descrever que o presente trabalho não objetiva discutir todo o processo de criação, assim limitando-se aos aspectos estéticos de desenvolvido pelo front end no storyboard que propicie uma linguagem de proxemia com o jovem entre 15 a 19 anos que esteja cursando o ensino médio em ambiente de educação formal. A metodologia empregada para complementarização da discussão consistiu na bibliografia e por meio de entrevista que serviu para obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem, crêem, esperam, de um Game educativo, didático e serious sobre o ensino de história da Paraíba. Ao todo foram entrevistados 150 jovens de escolas públicas do ensino médio da Paraíba. Em suma por meio desta pesquisa foi possível identificar que o game educativo, didático, enquanto produto midiático educomunicativo deve ficar atento às relações que a intervenção do mesmo causa no cotidiano do indivíduo para que o mesmo não deturpe ou desconstrua a relação da memória de um povo nos indivíduos em formação social, em ambiente de educação formal ou não. Portanto o Game com esse viés que versa sobre a história, informando, comunicando e educando, deve inevitavelmente ouvir os significantes e referentes do universo do espectador para que se construa um ambiente lúdico, dinâmico e que eduque sem impulsionar estigmas ou a desconstrução da memória de um povo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.