ENSINO DA QUÍMICA: ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO LÚDICO E EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36732 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3398 "inscrito_id" => 6680 "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO LÚDICO E EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO." "resumo" => """ Resumo\r\n \tO ensino de Química pode não ser tão bem absorvido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental, e que por vezes, os mesmos entram no ensino médio sem nenhuma base sólida do conteúdo, podendo obter então alguma dificuldade de aprendizagem. Pretende-se com esse artigo, mostrar aspectos práticos e teóricos que guiem o projeto Ensino da Química: Ensinando a Tabela Periódica Através do Lúdico e Experimento de Baixo Custo. Além de abordar a forma que o mesmo foi trabalhado na escola estadual Ozildo Albano, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental. No que tange a pratica, foi desenvolvido um jogo, de nome Elementos poderosos, que tinha como objetivo ajudar na fixação do conteúdo ministrado, sendo este a classificação dos elementos (metais, ametais, semimetais e gases nobres). Além de mostrar a presenças dos elementos no dia-a-dia e também e em sequência foi desenvolvido um experimento de baixo custo, com a finalidade de demonstrar reações que geram gases e usa-la como exemplo de gás nobre. Porém o experimento realizado era de exemplificação do gás nobre, pois a reação do mesmo produz CO2, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para encher balões. Essa proposta de ensino visa melhorar o rendimento escolar, tornar as aulas mais dinâmicas e fazer o aluno interagir e ter um maior interesse pela matéria de Química, possibilitando aulas mais divertidas e voltadas para a realidade dos discentes no seu cotidiano. O texto está dividido em quatro partes que mostrará a problemática, o desenvolvimento do projeto, sua aplicação e os resultados. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO/ APRENDIZAGEM, JOGO LÚDICO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, QUÍMICA NO DIA-A-DIA, QUÍMICA NO DIA-A-DIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6680_12102017122755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA" "autor_email" => "vanessaharlley@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36732 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3398 "inscrito_id" => 6680 "titulo" => "ENSINO DA QUÍMICA: ENSINANDO A TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO LÚDICO E EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO." "resumo" => """ Resumo\r\n \tO ensino de Química pode não ser tão bem absorvido pelos estudantes do 9° ano do ensino fundamental, e que por vezes, os mesmos entram no ensino médio sem nenhuma base sólida do conteúdo, podendo obter então alguma dificuldade de aprendizagem. Pretende-se com esse artigo, mostrar aspectos práticos e teóricos que guiem o projeto Ensino da Química: Ensinando a Tabela Periódica Através do Lúdico e Experimento de Baixo Custo. Além de abordar a forma que o mesmo foi trabalhado na escola estadual Ozildo Albano, com duas turmas do nono ano do ensino fundamental. No que tange a pratica, foi desenvolvido um jogo, de nome Elementos poderosos, que tinha como objetivo ajudar na fixação do conteúdo ministrado, sendo este a classificação dos elementos (metais, ametais, semimetais e gases nobres). Além de mostrar a presenças dos elementos no dia-a-dia e também e em sequência foi desenvolvido um experimento de baixo custo, com a finalidade de demonstrar reações que geram gases e usa-la como exemplo de gás nobre. Porém o experimento realizado era de exemplificação do gás nobre, pois a reação do mesmo produz CO2, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para encher balões. Essa proposta de ensino visa melhorar o rendimento escolar, tornar as aulas mais dinâmicas e fazer o aluno interagir e ter um maior interesse pela matéria de Química, possibilitando aulas mais divertidas e voltadas para a realidade dos discentes no seu cotidiano. O texto está dividido em quatro partes que mostrará a problemática, o desenvolvimento do projeto, sua aplicação e os resultados. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO/ APRENDIZAGEM, JOGO LÚDICO, EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO, QUÍMICA NO DIA-A-DIA, QUÍMICA NO DIA-A-DIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6680_12102017122755.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA SOUSA" "autor_email" => "vanessaharlley@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }