DA POESIA PARA HQ, UMA PROPOSTA DIALÓGICA DE LEITURA E ESCRITA PARA POESIA INFANTIL DE BANDEIRA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36368 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1493 "inscrito_id" => 4107 "titulo" => "DA POESIA PARA HQ, UMA PROPOSTA DIALÓGICA DE LEITURA E ESCRITA PARA POESIA INFANTIL DE BANDEIRA" "resumo" => "O trabalho compreende um projeto de iniciação científica centrado no processo dialógico entre os gêneros discursivos Poesia e História em Quadrinho (HQ), no sentido de esmerar o ensino de leitura e produção textual. Nele averiguamos a construção de sentido a contar com situações de comunicação neles inseridas, transformando dizeres e absorvendo condições particulares de enunciados de acordo com uma dada esfera social e comunicativa. Por esse ângulo, o estudo concentra-se na teoria enunciativa de Bakhtin e o Círculo que trabalha a linguagem fundamentada em processos dialógicos constitutivos do texto. Desse modo, pontua-se uma forma de realização de leitura e produção de texto no intuito de pensar o discurso dentro de um contexto enunciativo da comunicação real dos sujeitos sociais ativos e responsivos. Para tanto, o corpus compreende a leitura das poesias infantis de Manuel Bandeira, avulsas nas suas mais diversas obras, na intenção de promover um novo discurso alicerçado na memória e na natureza real de produção de sentidos. Discorre-se, portanto, sobre a categoria de análise da teoria bakhtiniana como gênero discursivo, enunciado, sujeito, ideologia e dialogismo. O processo metodológico aponta professores em processo de licenciamento ou já licenciados na área de Pedagogia ou Letras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para usufruto desta atividade acadêmica, a qual preza quatro etapas de estudos: o gênero do discurso; a poética de Bandeira; a produção com alunos da rede pública de ensino e culminância dos trabalhos realizados. Os resultados buscam dinamizar a produção verbo-visual dos Quadrinhos a partir do gênero lírico, como também promover a criatividade do sujeito, acrescendo uma nova forma dele dialogar com os textos literários e criar o seu próprio sentido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DISCURSO, POESIA, HQ, ENUNCIADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4107_10092017201424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONILSON FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RONY SANTOS" "autor_email" => "fsantosronilson@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE JOÃO PESSOA (FMN JOÃO PESSOA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36368 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1493 "inscrito_id" => 4107 "titulo" => "DA POESIA PARA HQ, UMA PROPOSTA DIALÓGICA DE LEITURA E ESCRITA PARA POESIA INFANTIL DE BANDEIRA" "resumo" => "O trabalho compreende um projeto de iniciação científica centrado no processo dialógico entre os gêneros discursivos Poesia e História em Quadrinho (HQ), no sentido de esmerar o ensino de leitura e produção textual. Nele averiguamos a construção de sentido a contar com situações de comunicação neles inseridas, transformando dizeres e absorvendo condições particulares de enunciados de acordo com uma dada esfera social e comunicativa. Por esse ângulo, o estudo concentra-se na teoria enunciativa de Bakhtin e o Círculo que trabalha a linguagem fundamentada em processos dialógicos constitutivos do texto. Desse modo, pontua-se uma forma de realização de leitura e produção de texto no intuito de pensar o discurso dentro de um contexto enunciativo da comunicação real dos sujeitos sociais ativos e responsivos. Para tanto, o corpus compreende a leitura das poesias infantis de Manuel Bandeira, avulsas nas suas mais diversas obras, na intenção de promover um novo discurso alicerçado na memória e na natureza real de produção de sentidos. Discorre-se, portanto, sobre a categoria de análise da teoria bakhtiniana como gênero discursivo, enunciado, sujeito, ideologia e dialogismo. O processo metodológico aponta professores em processo de licenciamento ou já licenciados na área de Pedagogia ou Letras dos anos iniciais do Ensino Fundamental para usufruto desta atividade acadêmica, a qual preza quatro etapas de estudos: o gênero do discurso; a poética de Bandeira; a produção com alunos da rede pública de ensino e culminância dos trabalhos realizados. Os resultados buscam dinamizar a produção verbo-visual dos Quadrinhos a partir do gênero lírico, como também promover a criatividade do sujeito, acrescendo uma nova forma dele dialogar com os textos literários e criar o seu próprio sentido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DISCURSO, POESIA, HQ, ENUNCIADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4107_10092017201424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONILSON FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RONY SANTOS" "autor_email" => "fsantosronilson@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE JOÃO PESSOA (FMN JOÃO PESSOA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }