SILVA, Renata De Kássia Gomes Da et al.. Educação do campo: principais desafios. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36587>. Acesso em: 22/11/2024 09:16
A desmotivação escolar é um tema amplo e bastante relevante, a procura pelos objetos causadores desse mal tem sido a discussão de muitos estudiosos da área. Diante de uma análise profunda da educação brasileira parece impossível solucionar os altos índices de reprovação e evasão escolar, os investimentos em livros didáticos, merenda, transportes, capacitação e infraestrutura não sanam os problemas que só aumentam com o passar dos anos. Essa queixa abrange desde as escolas públicas até mesmo as escolas particulares que gozam de um maior investimento, para a comunidade escolar que reside nos grandes centros urbanos são muitas: violência, professores desqualificados, escolas sem infraestrutura, material didático e merenda de péssima qualidade, infelizmente tudo isso não se compara com os obstáculos enfrentados pelos alunos que moram na zona rural, que convivem com a frequente falta de professores e transporte escolar decorrentes do difícil acesso, falta de merenda e livro didático que resulta em um elevado nível de inassiduidade. As dificuldades dos alunos da zona rural também levam em contam as estações do ano que delimitam os meses que serão mais frequentados e os que serão menos frequentados, levando em consideração o inverno que em decorrência das chuvas dificulta o acesso dos alunos até a escola, o outono ou o período de colheita em que muitos alunos não frequentam a escola por estarem ajudando os pais na lavoura. Mas afinal o que tem causado a desmotivação escolar do aluno que mora no campo? O aluno não aprende porque não quer ou porque não são oferecidos os meios favoráveis para a aprendizagem? Saber motivar para que haja uma aprendizagem significativa não é uma tarefa fácil, pois esse processo envolve vários fatores. Essa população que vive a margem da sociedade sofre com a falta ou o mau investimento de recursos que resultada em uma péssima “educação”.