Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: ENTENDENDO A RAZÃO PI

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38872
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2918
    "inscrito_id" => 7163
    "titulo" => "UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: ENTENDENDO A RAZÃO PI"
    "resumo" => "Este trabalho tem como propósito apresentar as ações realizadas no projeto “A História da Matemática na sala de aula: uma forma de ensinar e aprender matemática” do Programa de Licenciaturas – PROLICEN. O presente estudo expõe os resultados obtidos através de uma oficina realizada com alunos de terceiro ano de uma escola pública em Mamanguape – PB. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação e a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico; procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios; escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas e elaboração de materiais e execução da oficina com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras. Foi discutido o estudo do número PI através da História da Matemática, uma vez que essa possibilita um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem tanto para alunos como para professores, já que a mesma é dificilmente vista em livros pedagógicos da Educação Matemática. Como resultado do projeto, ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática, que até então era desconhecida para eles, em que os mesmos passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto às bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática. Por esse motivo, acreditamos que este trabalho possa vir a contribuir para a superação das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7163_27092017165112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA SANTIAGO CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "natalia.scrt@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38872
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2918
    "inscrito_id" => 7163
    "titulo" => "UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: ENTENDENDO A RAZÃO PI"
    "resumo" => "Este trabalho tem como propósito apresentar as ações realizadas no projeto “A História da Matemática na sala de aula: uma forma de ensinar e aprender matemática” do Programa de Licenciaturas – PROLICEN. O presente estudo expõe os resultados obtidos através de uma oficina realizada com alunos de terceiro ano de uma escola pública em Mamanguape – PB. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação e a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico; procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios; escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas e elaboração de materiais e execução da oficina com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras. Foi discutido o estudo do número PI através da História da Matemática, uma vez que essa possibilita um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem tanto para alunos como para professores, já que a mesma é dificilmente vista em livros pedagógicos da Educação Matemática. Como resultado do projeto, ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática, que até então era desconhecida para eles, em que os mesmos passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto às bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática. Por esse motivo, acreditamos que este trabalho possa vir a contribuir para a superação das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7163_27092017165112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA SANTIAGO CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "natalia.scrt@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como propósito apresentar as ações realizadas no projeto “A História da Matemática na sala de aula: uma forma de ensinar e aprender matemática” do Programa de Licenciaturas – PROLICEN. O presente estudo expõe os resultados obtidos através de uma oficina realizada com alunos de terceiro ano de uma escola pública em Mamanguape – PB. O projeto visou contribuir com a formação do licenciando, proporcionando um novo olhar sobre a História da Matemática, a partir do seu estudo e da produção de materiais didáticos, textos e jogos e atividades, para o ensino de conceitos matemáticos, bem como, contribuir com a formação dos alunos do Ensino Médio das escolas parceiras, auxiliando na aprendizagem da Matemática, pois entendemos que a História da Matemática é uma fonte de motivação e principalmente fonte de conhecimento matemático, que possibilita a dúvida, a inquietação e a investigação por parte dos alunos envolvidos. O projeto contou com as seguintes fases: estudo inicial da História da Matemática como recurso pedagógico; procura e fortalecimento de parcerias com as escolas da rede pública dos municípios; escolha dos temas matemáticos que foram trabalhados nas oficinas e elaboração de materiais e execução da oficina com os alunos do Ensino Médio das escolas parceiras. Foi discutido o estudo do número PI através da História da Matemática, uma vez que essa possibilita um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem tanto para alunos como para professores, já que a mesma é dificilmente vista em livros pedagógicos da Educação Matemática. Como resultado do projeto, ressaltamos a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, com relação à História da Matemática, que até então era desconhecida para eles, em que os mesmos passaram a enxergar a Matemática com um olhar diferente. Quanto às bolsistas, com a sucessão das atividades e materiais elaborados adquiriram experiência e aprenderam a superar as limitações no campo da Matemática e do ensino da Matemática. Por esse motivo, acreditamos que este trabalho possa vir a contribuir para a superação das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.