Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES NA AMAMENTAÇÃO A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR: EMOÇÕES, CRENÇAS E VALORES SOCIAIS

Palavra-chaves: AMAMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, TRANSCULTURALIDADE, TRANSCULTURALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante da inquietação dos profissionais de saúde do ICV (Instituto Cândida Vargas) envolvidos na amamentação, desperta a necessidade de motivar a equipe multiprofissional e incentivar usuárias às praticas preconizadas pelo MS (Ministério da Saúde) através da IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) que tem como princípio promover o aleitamento materno, que deve ser pautado em ações educativas permanentes. Diante dessa reflexão, o projeto “Educação Popular para Amamentar” surgiu com a motivação de tratar a educação para a amamentação como uma prática pedagógica holística e dialógica, enfatizando as características da afetividade, proximidade e emancipação da mulher através da práxis. Em busca de novas perspectivas de trabalho voltadas ao incentivo e apoio ao aleitamento materno, uma enfermeira e duas psicólogas, desenvolveram por meio deste projeto, ações de cunho educativo e participativo, através da perspectiva da Educação Popular. O relato aqui realizado, objetiva expor a percepção das dificuldades na amamentação a partir da vivencia do projeto “Educação Popular para Amamentar”, que teve como foco a valorização das emoções, crenças e valores sociais dos das mulheres gestantes ou em período de amamentação. O relato de experiência, enquadra-se na técnica da etnografia, que motiva estudar e cuidar de grupos de pessoas numa perspectiva transcultural, compreendendo que as pessoas tem seus modos de perceber o mundo e relacionar as suas vivencias e percepções com crenças e práticas de saúde, aproximando o pesquisador do ambiente de estudo, destacando a perspectiva da Teoria da Enfermagem Transcultural defendida por Madeleine Leininger. Observamos que as ações educativas que valorizam a emocionalidade que foram provocadas pelo projeto, resultaram no primeiro momento um aumento significativo nas doações de LM (Leite Materno) por parte de doadoras internas e externas, pela maior mobilização dos profissionais do instituto, no sentido de motivar e estimular as usuárias do serviço. Posteriormente, notou-se uma maior conscientização na abordagem da amamentação por parte dos profissionais.

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