A PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES NA AMAMENTAÇÃO A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR: EMOÇÕES, CRENÇAS E VALORES SOCIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35506 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4389 "inscrito_id" => 5750 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES NA AMAMENTAÇÃO A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR: EMOÇÕES, CRENÇAS E VALORES SOCIAIS" "resumo" => "Diante da inquietação dos profissionais de saúde do ICV (Instituto Cândida Vargas) envolvidos na amamentação, desperta a necessidade de motivar a equipe multiprofissional e incentivar usuárias às praticas preconizadas pelo MS (Ministério da Saúde) através da IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) que tem como princípio promover o aleitamento materno, que deve ser pautado em ações educativas permanentes. Diante dessa reflexão, o projeto “Educação Popular para Amamentar” surgiu com a motivação de tratar a educação para a amamentação como uma prática pedagógica holística e dialógica, enfatizando as características da afetividade, proximidade e emancipação da mulher através da práxis. Em busca de novas perspectivas de trabalho voltadas ao incentivo e apoio ao aleitamento materno, uma enfermeira e duas psicólogas, desenvolveram por meio deste projeto, ações de cunho educativo e participativo, através da perspectiva da Educação Popular. O relato aqui realizado, objetiva expor a percepção das dificuldades na amamentação a partir da vivencia do projeto “Educação Popular para Amamentar”, que teve como foco a valorização das emoções, crenças e valores sociais dos das mulheres gestantes ou em período de amamentação. O relato de experiência, enquadra-se na técnica da etnografia, que motiva estudar e cuidar de grupos de pessoas numa perspectiva transcultural, compreendendo que as pessoas tem seus modos de perceber o mundo e relacionar as suas vivencias e percepções com crenças e práticas de saúde, aproximando o pesquisador do ambiente de estudo, destacando a perspectiva da Teoria da Enfermagem Transcultural defendida por Madeleine Leininger. Observamos que as ações educativas que valorizam a emocionalidade que foram provocadas pelo projeto, resultaram no primeiro momento um aumento significativo nas doações de LM (Leite Materno) por parte de doadoras internas e externas, pela maior mobilização dos profissionais do instituto, no sentido de motivar e estimular as usuárias do serviço. Posteriormente, notou-se uma maior conscientização na abordagem da amamentação por parte dos profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "AMAMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, TRANSCULTURALIDADE, TRANSCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5750_16102017211852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GRASIELE DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BRUNA GRASIELE" "autor_email" => "bruna_grasiele@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35506 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4389 "inscrito_id" => 5750 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES NA AMAMENTAÇÃO A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR: EMOÇÕES, CRENÇAS E VALORES SOCIAIS" "resumo" => "Diante da inquietação dos profissionais de saúde do ICV (Instituto Cândida Vargas) envolvidos na amamentação, desperta a necessidade de motivar a equipe multiprofissional e incentivar usuárias às praticas preconizadas pelo MS (Ministério da Saúde) através da IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) que tem como princípio promover o aleitamento materno, que deve ser pautado em ações educativas permanentes. Diante dessa reflexão, o projeto “Educação Popular para Amamentar” surgiu com a motivação de tratar a educação para a amamentação como uma prática pedagógica holística e dialógica, enfatizando as características da afetividade, proximidade e emancipação da mulher através da práxis. Em busca de novas perspectivas de trabalho voltadas ao incentivo e apoio ao aleitamento materno, uma enfermeira e duas psicólogas, desenvolveram por meio deste projeto, ações de cunho educativo e participativo, através da perspectiva da Educação Popular. O relato aqui realizado, objetiva expor a percepção das dificuldades na amamentação a partir da vivencia do projeto “Educação Popular para Amamentar”, que teve como foco a valorização das emoções, crenças e valores sociais dos das mulheres gestantes ou em período de amamentação. O relato de experiência, enquadra-se na técnica da etnografia, que motiva estudar e cuidar de grupos de pessoas numa perspectiva transcultural, compreendendo que as pessoas tem seus modos de perceber o mundo e relacionar as suas vivencias e percepções com crenças e práticas de saúde, aproximando o pesquisador do ambiente de estudo, destacando a perspectiva da Teoria da Enfermagem Transcultural defendida por Madeleine Leininger. Observamos que as ações educativas que valorizam a emocionalidade que foram provocadas pelo projeto, resultaram no primeiro momento um aumento significativo nas doações de LM (Leite Materno) por parte de doadoras internas e externas, pela maior mobilização dos profissionais do instituto, no sentido de motivar e estimular as usuárias do serviço. Posteriormente, notou-se uma maior conscientização na abordagem da amamentação por parte dos profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "AMAMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO POPULAR, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, TRANSCULTURALIDADE, TRANSCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5750_16102017211852.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA GRASIELE DA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "BRUNA GRASIELE" "autor_email" => "bruna_grasiele@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }