UTILIZAÇÃO DE PAINEL INTERATIVO COMO FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO SUPERIOR EM PARASITOLOGIA
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Após diversas problemáticas e milhões de mortes que as parasitoses vêm causando mundialmente, estes conteúdos passaram a ser debatidos entre docentes e discentes dos cursos de saúde, como estratégia de formar profissionais capacitados para instruir a comunidade. Entretanto, os docentes do ensino superior apresentam muitas dificuldades em abordar o conhecimento científico de forma lúdica e mais atrativa para os discentes. Desta forma o ensino de ciência necessita romper com o ensino tradicional, sendo necessária a introdução de novos métodos que tornem o processo de ensino-aprendizagem facilitado. Este trabalho trata-se de um relato de experiência, onde foram aplicados questionários semiestruturados para verificar a preferência dos alunos quanto aplicação de modelos didáticos, abordagem da disciplina de forma mais lúdica e aplicação de um painel interativo. A pesquisa foi desenvolvida no Departamento de Fisiologia e Patologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, Campus I, na cidade de João Pessoa. Com a aplicação das metodologias no período de julho a setembro de 2017 durante as aulas práticas da disciplina de Parasitologia realizadas no Laboratório de Parasitologia. Com a participação de 26 alunos dos cursos de Ciências Biológicas nas modalidades licenciatura, bacharelado e Terapia Ocupacional, com a abordagem de Tripanossomíase Americana, e principais estágios morfológicos de seu agente etiológico, o Trypanosoma cruzi. Como resultados obtivermos 100% de aceitação quanto a utilização de ferramentas lúdicas, como exemplo: jogos, músicas, painéis, peças e modelos didáticos como meios facilitadores e motivadores do processo de ensino-aprendizagem. Dente os participantes 84,6% já haviam experimentado o ensino lúdico no nível superior, o que nos demonstra um número favorável. 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