EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA CIDADE DE CODÓ – MA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36639 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3193 "inscrito_id" => 9255 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA CIDADE DE CODÓ – MA" "resumo" => "O presente trabalho, traz uma abordagem a respeito da inclusão de alunos deficientes em escolas de ensino regular. Muito se tem falado em educação especial, educação inclusiva e das práticas dos professores referentes a essa temática. Vivemos em uma sociedade que inverte conceitos e que é cada vez mais adepta a prática do fazer somente por obrigação. No entanto, sabe-se que a sociedade vem sofrendo grandes mudanças, assim como a forma de se educar, bem como as práticas educacionais. Deste modo, o objeto de estudo deste trabalho, aferra-se as pessoas com deficiência e a sua inclusão em escolas regulares. Destarte, a importância desse trabalho se deve, portanto, na coleta de dados do mapeamento de escolas regulares do bairro Trizidela, sendo estas as escolas mapeadas: Recanto do saber, René Bayma, Governador Acher, Domingues Araújo e Prefeito Henrique Figueiredo, todas localizadas na cidade de Codó, no estado do Maranhão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, e de levantamento bibliográfico. Assim, a princípio, buscou-se na literatura a base teórica necessária para subsidiar e orientar o desenvolvimento do presente trabalho, recorrendo-se portanto, a autores com obras relevantes dentro da temática ora explorada. Esta pesquisa está fundamentada nas obras vinculadas à proposta deste, tais como Barbosa (2013), Domingues e Domingues (2009), Ferreira (1999), Freitas (2006), Rogalski (2010), Roldão (2003), Romero e Souza (2008), Silva (2014), Skliar (2006), Tardif (2002), Noronha e Pinto (2008), Mantoan (2006). Assim sendo, a pesquisa apresenta caráter contributivo, pois a apresentação dos dados desse mapeamento é significativa para que haja um conhecimento e compreensão dessas crianças deficientes que estão nas escolas regulares. Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar se de fato esses alunos estão incluídos ou apresentam-se somente inseridos na escola. Nessa perspectiva, o presente trabalho foi pensado e elaborado na disciplina de Educação Inclusiva, juntamente com a professora Kelly Almeida, visto que ainda não existia nenhum documento de mapeamento desses alunos deficientes em escolas regulares, tampouco se havia de fato a inclusão destes. Busca-se, portanto, apresentar dados pertinentes e significativos objetivando assim contribuir para o campo educacional.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9255_07102017182904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MORAIS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAIANE MORAIS" "autor_email" => "laiane_morais@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36639 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3193 "inscrito_id" => 9255 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA CIDADE DE CODÓ – MA" "resumo" => "O presente trabalho, traz uma abordagem a respeito da inclusão de alunos deficientes em escolas de ensino regular. Muito se tem falado em educação especial, educação inclusiva e das práticas dos professores referentes a essa temática. Vivemos em uma sociedade que inverte conceitos e que é cada vez mais adepta a prática do fazer somente por obrigação. No entanto, sabe-se que a sociedade vem sofrendo grandes mudanças, assim como a forma de se educar, bem como as práticas educacionais. Deste modo, o objeto de estudo deste trabalho, aferra-se as pessoas com deficiência e a sua inclusão em escolas regulares. Destarte, a importância desse trabalho se deve, portanto, na coleta de dados do mapeamento de escolas regulares do bairro Trizidela, sendo estas as escolas mapeadas: Recanto do saber, René Bayma, Governador Acher, Domingues Araújo e Prefeito Henrique Figueiredo, todas localizadas na cidade de Codó, no estado do Maranhão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, e de levantamento bibliográfico. Assim, a princípio, buscou-se na literatura a base teórica necessária para subsidiar e orientar o desenvolvimento do presente trabalho, recorrendo-se portanto, a autores com obras relevantes dentro da temática ora explorada. Esta pesquisa está fundamentada nas obras vinculadas à proposta deste, tais como Barbosa (2013), Domingues e Domingues (2009), Ferreira (1999), Freitas (2006), Rogalski (2010), Roldão (2003), Romero e Souza (2008), Silva (2014), Skliar (2006), Tardif (2002), Noronha e Pinto (2008), Mantoan (2006). Assim sendo, a pesquisa apresenta caráter contributivo, pois a apresentação dos dados desse mapeamento é significativa para que haja um conhecimento e compreensão dessas crianças deficientes que estão nas escolas regulares. Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar se de fato esses alunos estão incluídos ou apresentam-se somente inseridos na escola. Nessa perspectiva, o presente trabalho foi pensado e elaborado na disciplina de Educação Inclusiva, juntamente com a professora Kelly Almeida, visto que ainda não existia nenhum documento de mapeamento desses alunos deficientes em escolas regulares, tampouco se havia de fato a inclusão destes. Busca-se, portanto, apresentar dados pertinentes e significativos objetivando assim contribuir para o campo educacional.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID9255_07102017182904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MORAIS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAIANE MORAIS" "autor_email" => "laiane_morais@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }