Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE ESCOLAS DE ENSINO REGULAR NA CIDADE DE CODÓ – MA

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho, traz uma abordagem a respeito da inclusão de alunos deficientes em escolas de ensino regular. Muito se tem falado em educação especial, educação inclusiva e das práticas dos professores referentes a essa temática. Vivemos em uma sociedade que inverte conceitos e que é cada vez mais adepta a prática do fazer somente por obrigação. No entanto, sabe-se que a sociedade vem sofrendo grandes mudanças, assim como a forma de se educar, bem como as práticas educacionais. Deste modo, o objeto de estudo deste trabalho, aferra-se as pessoas com deficiência e a sua inclusão em escolas regulares. Destarte, a importância desse trabalho se deve, portanto, na coleta de dados do mapeamento de escolas regulares do bairro Trizidela, sendo estas as escolas mapeadas: Recanto do saber, René Bayma, Governador Acher, Domingues Araújo e Prefeito Henrique Figueiredo, todas localizadas na cidade de Codó, no estado do Maranhão. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo, e de levantamento bibliográfico. Assim, a princípio, buscou-se na literatura a base teórica necessária para subsidiar e orientar o desenvolvimento do presente trabalho, recorrendo-se portanto, a autores com obras relevantes dentro da temática ora explorada. Esta pesquisa está fundamentada nas obras vinculadas à proposta deste, tais como Barbosa (2013), Domingues e Domingues (2009), Ferreira (1999), Freitas (2006), Rogalski (2010), Roldão (2003), Romero e Souza (2008), Silva (2014), Skliar (2006), Tardif (2002), Noronha e Pinto (2008), Mantoan (2006). Assim sendo, a pesquisa apresenta caráter contributivo, pois a apresentação dos dados desse mapeamento é significativa para que haja um conhecimento e compreensão dessas crianças deficientes que estão nas escolas regulares. Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar se de fato esses alunos estão incluídos ou apresentam-se somente inseridos na escola. Nessa perspectiva, o presente trabalho foi pensado e elaborado na disciplina de Educação Inclusiva, juntamente com a professora Kelly Almeida, visto que ainda não existia nenhum documento de mapeamento desses alunos deficientes em escolas regulares, tampouco se havia de fato a inclusão destes. Busca-se, portanto, apresentar dados pertinentes e significativos objetivando assim contribuir para o campo educacional..

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