Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO

Palavra-chaves: ESCOLA PROFISSIONAL, TESE, MODELO DE ENSINO Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2172
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO"
    "resumo" => "Este trabalho baseia-se em uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel, e visou investigar a relação e impacto de elementos constitutivos de sua estrutura administrativa e pedagógica com os resultados positivos verificados nos quesitos proficiência e aprovação em vestibulares, tendo como base de aferição os padrões estabelecidos SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará). Para tal, levou-se em consideração os anos de 2014, 2015 e 2016, trabalhando com os índices de ingresso nas Instituições de Ensino Superior e no mercado de trabalho. Para identificar as causas desses índices relatou-se como funciona a TESE – Tecnologia Empresarial Sócio Educacional. O objetivo neste trabalho também é identificar onde os pilares do conhecimento se encaixam no aprendizado cognitivo, além de desenvolver neles sentimentos de respeito, disciplina e confiança, tudo isso aliado a um núcleo gestor conciso, coeso, com total apoio ao corpo docente, que se utiliza de aulas e projetos interdisciplinares, oficinas profissionais e visitas técnicas, voltados à compreensão do cotidiano dos alunos, fazendo com que seja possível a estes alunos contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula com este cotidiano, evoluindo assim suas concepções alternativas, fortalecendo o conhecimento científico e contextualizando com as competências e habilidades cobradas no ENEM, preparando-os para um mundo cada vez mais competitivo a que nos acostumamos. No quesito aprovação em universidades, percebemos um aumento gradativo entre 2014 e 2016, de 43,7% para 95,9%, e o índice de empregabilidade observamos uma queda de 70,4% para 26,2. É possível concluir que esse resultado se deve, pelo que foi pesquisado, à forma como a escola é dirigida, e na influência que a TESE -Tecnologia Empresarial Sócio Educacional tem na formação destes alunos como cidadãos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA PROFISSIONAL, TESE, MODELO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID12_11092017180307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "TÚLIO "
    "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2172
    "inscrito_id" => 12
    "titulo" => "O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO"
    "resumo" => "Este trabalho baseia-se em uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel, e visou investigar a relação e impacto de elementos constitutivos de sua estrutura administrativa e pedagógica com os resultados positivos verificados nos quesitos proficiência e aprovação em vestibulares, tendo como base de aferição os padrões estabelecidos SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará). Para tal, levou-se em consideração os anos de 2014, 2015 e 2016, trabalhando com os índices de ingresso nas Instituições de Ensino Superior e no mercado de trabalho. Para identificar as causas desses índices relatou-se como funciona a TESE – Tecnologia Empresarial Sócio Educacional. O objetivo neste trabalho também é identificar onde os pilares do conhecimento se encaixam no aprendizado cognitivo, além de desenvolver neles sentimentos de respeito, disciplina e confiança, tudo isso aliado a um núcleo gestor conciso, coeso, com total apoio ao corpo docente, que se utiliza de aulas e projetos interdisciplinares, oficinas profissionais e visitas técnicas, voltados à compreensão do cotidiano dos alunos, fazendo com que seja possível a estes alunos contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula com este cotidiano, evoluindo assim suas concepções alternativas, fortalecendo o conhecimento científico e contextualizando com as competências e habilidades cobradas no ENEM, preparando-os para um mundo cada vez mais competitivo a que nos acostumamos. No quesito aprovação em universidades, percebemos um aumento gradativo entre 2014 e 2016, de 43,7% para 95,9%, e o índice de empregabilidade observamos uma queda de 70,4% para 26,2. É possível concluir que esse resultado se deve, pelo que foi pesquisado, à forma como a escola é dirigida, e na influência que a TESE -Tecnologia Empresarial Sócio Educacional tem na formação destes alunos como cidadãos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA PROFISSIONAL, TESE, MODELO DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID12_11092017180307.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS"
    "autor_nome_curto" => "TÚLIO "
    "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho baseia-se em uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel, e visou investigar a relação e impacto de elementos constitutivos de sua estrutura administrativa e pedagógica com os resultados positivos verificados nos quesitos proficiência e aprovação em vestibulares, tendo como base de aferição os padrões estabelecidos SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará). Para tal, levou-se em consideração os anos de 2014, 2015 e 2016, trabalhando com os índices de ingresso nas Instituições de Ensino Superior e no mercado de trabalho. Para identificar as causas desses índices relatou-se como funciona a TESE – Tecnologia Empresarial Sócio Educacional. O objetivo neste trabalho também é identificar onde os pilares do conhecimento se encaixam no aprendizado cognitivo, além de desenvolver neles sentimentos de respeito, disciplina e confiança, tudo isso aliado a um núcleo gestor conciso, coeso, com total apoio ao corpo docente, que se utiliza de aulas e projetos interdisciplinares, oficinas profissionais e visitas técnicas, voltados à compreensão do cotidiano dos alunos, fazendo com que seja possível a estes alunos contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula com este cotidiano, evoluindo assim suas concepções alternativas, fortalecendo o conhecimento científico e contextualizando com as competências e habilidades cobradas no ENEM, preparando-os para um mundo cada vez mais competitivo a que nos acostumamos. No quesito aprovação em universidades, percebemos um aumento gradativo entre 2014 e 2016, de 43,7% para 95,9%, e o índice de empregabilidade observamos uma queda de 70,4% para 26,2. É possível concluir que esse resultado se deve, pelo que foi pesquisado, à forma como a escola é dirigida, e na influência que a TESE -Tecnologia Empresarial Sócio Educacional tem na formação destes alunos como cidadãos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.