O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37770 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2172 "inscrito_id" => 12 "titulo" => "O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO" "resumo" => "Este trabalho baseia-se em uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel, e visou investigar a relação e impacto de elementos constitutivos de sua estrutura administrativa e pedagógica com os resultados positivos verificados nos quesitos proficiência e aprovação em vestibulares, tendo como base de aferição os padrões estabelecidos SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará). Para tal, levou-se em consideração os anos de 2014, 2015 e 2016, trabalhando com os índices de ingresso nas Instituições de Ensino Superior e no mercado de trabalho. Para identificar as causas desses índices relatou-se como funciona a TESE – Tecnologia Empresarial Sócio Educacional. O objetivo neste trabalho também é identificar onde os pilares do conhecimento se encaixam no aprendizado cognitivo, além de desenvolver neles sentimentos de respeito, disciplina e confiança, tudo isso aliado a um núcleo gestor conciso, coeso, com total apoio ao corpo docente, que se utiliza de aulas e projetos interdisciplinares, oficinas profissionais e visitas técnicas, voltados à compreensão do cotidiano dos alunos, fazendo com que seja possível a estes alunos contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula com este cotidiano, evoluindo assim suas concepções alternativas, fortalecendo o conhecimento científico e contextualizando com as competências e habilidades cobradas no ENEM, preparando-os para um mundo cada vez mais competitivo a que nos acostumamos. No quesito aprovação em universidades, percebemos um aumento gradativo entre 2014 e 2016, de 43,7% para 95,9%, e o índice de empregabilidade observamos uma queda de 70,4% para 26,2. É possível concluir que esse resultado se deve, pelo que foi pesquisado, à forma como a escola é dirigida, e na influência que a TESE -Tecnologia Empresarial Sócio Educacional tem na formação destes alunos como cidadãos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA PROFISSIONAL, TESE, MODELO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID12_11092017180307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS" "autor_nome_curto" => "TÚLIO " "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37770 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2172 "inscrito_id" => 12 "titulo" => "O IMPACTO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE EM UMA ESCOLA DO INTERIOR DO CEARÁ - RELATO DE CASO" "resumo" => "Este trabalho baseia-se em uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel, e visou investigar a relação e impacto de elementos constitutivos de sua estrutura administrativa e pedagógica com os resultados positivos verificados nos quesitos proficiência e aprovação em vestibulares, tendo como base de aferição os padrões estabelecidos SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará). Para tal, levou-se em consideração os anos de 2014, 2015 e 2016, trabalhando com os índices de ingresso nas Instituições de Ensino Superior e no mercado de trabalho. Para identificar as causas desses índices relatou-se como funciona a TESE – Tecnologia Empresarial Sócio Educacional. O objetivo neste trabalho também é identificar onde os pilares do conhecimento se encaixam no aprendizado cognitivo, além de desenvolver neles sentimentos de respeito, disciplina e confiança, tudo isso aliado a um núcleo gestor conciso, coeso, com total apoio ao corpo docente, que se utiliza de aulas e projetos interdisciplinares, oficinas profissionais e visitas técnicas, voltados à compreensão do cotidiano dos alunos, fazendo com que seja possível a estes alunos contextualizar os conteúdos vistos em sala de aula com este cotidiano, evoluindo assim suas concepções alternativas, fortalecendo o conhecimento científico e contextualizando com as competências e habilidades cobradas no ENEM, preparando-os para um mundo cada vez mais competitivo a que nos acostumamos. No quesito aprovação em universidades, percebemos um aumento gradativo entre 2014 e 2016, de 43,7% para 95,9%, e o índice de empregabilidade observamos uma queda de 70,4% para 26,2. É possível concluir que esse resultado se deve, pelo que foi pesquisado, à forma como a escola é dirigida, e na influência que a TESE -Tecnologia Empresarial Sócio Educacional tem na formação destes alunos como cidadãos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA PROFISSIONAL, TESE, MODELO DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID12_11092017180307.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÚLIO FLÁVIO DE VASCONCELLOS" "autor_nome_curto" => "TÚLIO " "autor_email" => "tulioflaviovasco@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }