EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AVANÇOS E DESAFIOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36567 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 696 "inscrito_id" => 5035 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "A EJA é voltada principalmente para aquelas pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio por conta de situações que interromperam, ou não possibilitaram, a permanência dos indivíduos na sala de aula na idade certa. Sabe- se que a educação voltada para jovens e adultos não é algo recente, no Brasil desde seu período colonial já havia preocupação para que as pessoas pudessem ter acesso ao conhecimento. O que a EJA deseja é garantir aos educandos jovens, adultos e idosos o acesso, a permanência e o sucesso no início ou no retorno dos mesmos à escolarização básica como direito fundamental. A EJA surgirá como um meio de amenizar um conjunto de dificuldade social, sabendo que os problemas como saúde, segurança e moradia também estão ligados à esfera de não acesso à escolarização. Dentro do que foi exposto, surgiu à necessidade desse estudo com a finalidade de contribuir para uma reflexão do leitor em relação ao referido tema. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral entender os avanços e retrocessos da modalidade de ensino da EJA. E como objetivos específicos: compreender o processo histórico para a existência do EJA; conhecer as dificuldades dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos em voltar aos estudos, e analisar a função do professor na modalidade educacional EJA. As bases metodológicas para a realização do presente trabalho são livros, artigos e dissertações que abordem a presente temática, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Espera- se, com essa pesquisa, adicionar mais conhecimentos e reflexões acerca da temática Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EXPECTATIVA E REALIDADE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5035_02092017125030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON DOS REIS SOARES " "autor_nome_curto" => "GILSON" "autor_email" => "gilsonreiss@hotmail.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36567 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 696 "inscrito_id" => 5035 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "A EJA é voltada principalmente para aquelas pessoas que não conseguiram terminar o Ensino Fundamental ou Médio por conta de situações que interromperam, ou não possibilitaram, a permanência dos indivíduos na sala de aula na idade certa. Sabe- se que a educação voltada para jovens e adultos não é algo recente, no Brasil desde seu período colonial já havia preocupação para que as pessoas pudessem ter acesso ao conhecimento. O que a EJA deseja é garantir aos educandos jovens, adultos e idosos o acesso, a permanência e o sucesso no início ou no retorno dos mesmos à escolarização básica como direito fundamental. A EJA surgirá como um meio de amenizar um conjunto de dificuldade social, sabendo que os problemas como saúde, segurança e moradia também estão ligados à esfera de não acesso à escolarização. Dentro do que foi exposto, surgiu à necessidade desse estudo com a finalidade de contribuir para uma reflexão do leitor em relação ao referido tema. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral entender os avanços e retrocessos da modalidade de ensino da EJA. E como objetivos específicos: compreender o processo histórico para a existência do EJA; conhecer as dificuldades dos alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos em voltar aos estudos, e analisar a função do professor na modalidade educacional EJA. As bases metodológicas para a realização do presente trabalho são livros, artigos e dissertações que abordem a presente temática, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Espera- se, com essa pesquisa, adicionar mais conhecimentos e reflexões acerca da temática Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EXPECTATIVA E REALIDADE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID5035_02092017125030.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON DOS REIS SOARES " "autor_nome_curto" => "GILSON" "autor_email" => "gilsonreiss@hotmail.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }