O presente artigo retratar um recorte de trabalho realizado em nível de Doutorado em Ciências da Educação, na Universidad Internacional Tres Fronteras – UNINTER, na Cidade de Asunción – PY, que objetivou analisar as possibilidades das brincadeiras contribuírem para a iniciação científica nas situações cotidianas da Educação Infantil, buscando compreender os percursos de aprendizagens vivenciados pelas crianças. O estudo emergiu do acreditar que uma formação com base científica deve perpassar todas as etapas da educação, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos inserem-se no cotidiano dos sujeitos na contemporaneidade, sendo imprescindível ser iniciada pelas crianças na mais tenra idade. Os princípios de que o conhecimento da realidade e um aporte teórico serem fundamentais para a aprendizagem e ampliação dos saberes constituídos, permeou todo o trabalho. Os dados foram coletados por observações e entrevistas. No contínuo das observações, foram lançados olhares para as situações cotidianas dos Centros Municipais de Educação Infantil de Natal/RN/Brasil, de forma a recortar e analisar episódios que respondessem ao objeto de investigação. Buscou-se identificar a presença de atividades que remetessem a iniciação científica, nas rotinas escolares, bem como, os percursos de aprendizagens evidenciados nas brincadeiras infantis. Também foram lançados olhares para averiguar as contribuições docentes para a construção dos conhecimentos das crianças a partir de práticas pedagógicas que valorizem as brincadeiras no trabalho pedagógico realizado nessa primeira etapa da Educação Básica. Os dados foram analisados sob a luz de estudos contemporâneos e teorias sobre o brincar, infância e iniciação científica. A concepção de criança é a de sujeito histórico, integral, com direitos sociais garantidos, inerente a si está o brincar, como elemento fundamental para o desenvolvimento das potencialidades infantis. As revelações emergidas apontam que na perspectiva do desenvolvimento científico da criança, o brincar tem papel decisivo. As propostas pedagógicas com metodologia da iniciação científica cria condições de aprendizagens, contemplando a formação cidadã, a autonomia, a tomada de decisões e o estabelecimento de conexões para o enfrentamento das demandas sociais e progresso científico e tecnológico a partir da educação infantil.