Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MANOEL HONORATO SOBRINHO, COXIXOLA - PB.

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, PROFESSORA DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37792
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1882
    "inscrito_id" => 1880
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MANOEL HONORATO SOBRINHO, COXIXOLA - PB."
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como é feito o processo de escolha do livro didático na disciplina de sociologia no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Honorato Sobrinho, em Coxixola, PB. Buscando responder algumas questões na pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e analise de discurso através de uma entrevista. Esta contou com a participação da docente Josefa Denise Farias, 26 anos, graduada e mestre em Ciências Sociais pela UFCG. Dentre algumas problemáticas abordadas, buscamos compreender quais os desafios para a escolha do livro didático, o sentido que a professora atribui a esta ferramenta, sua utilização, dentre outros pontos importantes, quando levamos em consideração que o histórico da disciplina de sociologia no currículo do Ensino Médio carrega marcas de desafios constantes. A professora Denise, apesar de não ter participado da escolha do livro didático que é utilizado hoje na disciplina, mostra-se atenta em relação ao programa do PNLD, fez preconizações ao livro escolhido, e vem trabalhando de uma forma pluralizada não se detendo apenas ao livro didático, o que podemos considerar um ponto positivo na construção do ensino e aprendizado dos alunos.  Verificamos também, que as inúmeras dificuldades que envolvem a disciplina no ensino médio, tanto em nível de Brasil, quanto a nível local (em Coxixola, especificamente), impedem que certos objetivos sejam alcançados e concretizados. Este quadro nos revela a necessidade de uma atenção maior por parte dos nossos dirigentes políticos, ao setor educacional com o intuito de proporcionar melhores condições para atender as necessidades e exigências dessa nossa sociedade que tem caráter extremamente dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PROFESSORA DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID1880_11092017142629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA MEDEIROS"
    "autor_email" => "medeirosrosana01@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37792
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1882
    "inscrito_id" => 1880
    "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MANOEL HONORATO SOBRINHO, COXIXOLA - PB."
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como é feito o processo de escolha do livro didático na disciplina de sociologia no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Honorato Sobrinho, em Coxixola, PB. Buscando responder algumas questões na pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e analise de discurso através de uma entrevista. Esta contou com a participação da docente Josefa Denise Farias, 26 anos, graduada e mestre em Ciências Sociais pela UFCG. Dentre algumas problemáticas abordadas, buscamos compreender quais os desafios para a escolha do livro didático, o sentido que a professora atribui a esta ferramenta, sua utilização, dentre outros pontos importantes, quando levamos em consideração que o histórico da disciplina de sociologia no currículo do Ensino Médio carrega marcas de desafios constantes. A professora Denise, apesar de não ter participado da escolha do livro didático que é utilizado hoje na disciplina, mostra-se atenta em relação ao programa do PNLD, fez preconizações ao livro escolhido, e vem trabalhando de uma forma pluralizada não se detendo apenas ao livro didático, o que podemos considerar um ponto positivo na construção do ensino e aprendizado dos alunos.  Verificamos também, que as inúmeras dificuldades que envolvem a disciplina no ensino médio, tanto em nível de Brasil, quanto a nível local (em Coxixola, especificamente), impedem que certos objetivos sejam alcançados e concretizados. Este quadro nos revela a necessidade de uma atenção maior por parte dos nossos dirigentes políticos, ao setor educacional com o intuito de proporcionar melhores condições para atender as necessidades e exigências dessa nossa sociedade que tem caráter extremamente dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PROFESSORA DE SOCIOLOGIA, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID1880_11092017142629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANA DE MEDEIROS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANA MEDEIROS"
    "autor_email" => "medeirosrosana01@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como é feito o processo de escolha do livro didático na disciplina de sociologia no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Honorato Sobrinho, em Coxixola, PB. Buscando responder algumas questões na pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica e analise de discurso através de uma entrevista. Esta contou com a participação da docente Josefa Denise Farias, 26 anos, graduada e mestre em Ciências Sociais pela UFCG. Dentre algumas problemáticas abordadas, buscamos compreender quais os desafios para a escolha do livro didático, o sentido que a professora atribui a esta ferramenta, sua utilização, dentre outros pontos importantes, quando levamos em consideração que o histórico da disciplina de sociologia no currículo do Ensino Médio carrega marcas de desafios constantes. A professora Denise, apesar de não ter participado da escolha do livro didático que é utilizado hoje na disciplina, mostra-se atenta em relação ao programa do PNLD, fez preconizações ao livro escolhido, e vem trabalhando de uma forma pluralizada não se detendo apenas ao livro didático, o que podemos considerar um ponto positivo na construção do ensino e aprendizado dos alunos. Verificamos também, que as inúmeras dificuldades que envolvem a disciplina no ensino médio, tanto em nível de Brasil, quanto a nível local (em Coxixola, especificamente), impedem que certos objetivos sejam alcançados e concretizados. Este quadro nos revela a necessidade de uma atenção maior por parte dos nossos dirigentes políticos, ao setor educacional com o intuito de proporcionar melhores condições para atender as necessidades e exigências dessa nossa sociedade que tem caráter extremamente dinâmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.