Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DAS COMUNICAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DA UPE MATA NORTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36589
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1505
    "inscrito_id" => 4657
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DAS COMUNICAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DA UPE MATA NORTE"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é discutir o uso das novas tecnologias das comunicações na educação. Como é sabido, a educação nas escolas tem sido influenciada amplamente e de diversas maneiras pela difusão da tecnologia da informação. A economia do conhecimento, salienta Giddens (2005) requer uma mão de obra familiarizada com a computação, e a educação pode e deve exercer um papel decisivo no preenchimento desta lacuna. As questões que nortearam nossa pesquisa foram as seguintes: Os professores estão preparados para integrar as novas tecnologias da informação às aulas de uma forma significativa e sensata em termos educacionais? A Universidade de Pernambuco está formando professores como se as Tecnologias de Informação e Comunicação fossem tão somente uma área disciplinar ou os currículos e as metodologias estão sendo reorganizadas em função da nova base material da sociedade? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. As abordagens aqui analisadas apontaram para um conjunto de mudanças estruturais localizadas nas diversas esferas da vida social, como as esferas da educação e do trabalho. Estamos diante de um novo paradigma educacional fundante dos sistemas educativos contemporâneos, presente nas diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação- informática, multimídia, etc., no universo escolar e fora dele, promovendo uma reconfiguração nos processos de ensino-aprendizagem e na identidade docente, cada vez mais distante da figura histórica do “mestre-escola”. Apesar das numerosas mudanças, a pesquisa mostrou que ainda há muito o que fazer para familiarizar professores e alunos com essas novas tecnologias de informação. Enquanto isso não acontecer estaremos preparando alunos com deficiência para entrar neste mercado de trabalho da sociedade da informação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4657_10092017205109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FORMIGA MACIEL ALVES"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA FORMIG"
    "autor_email" => "patriciafmalves@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36589
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1505
    "inscrito_id" => 4657
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DAS COMUNICAÇÕES: UM ESTUDO SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DA UPE MATA NORTE"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é discutir o uso das novas tecnologias das comunicações na educação. Como é sabido, a educação nas escolas tem sido influenciada amplamente e de diversas maneiras pela difusão da tecnologia da informação. A economia do conhecimento, salienta Giddens (2005) requer uma mão de obra familiarizada com a computação, e a educação pode e deve exercer um papel decisivo no preenchimento desta lacuna. As questões que nortearam nossa pesquisa foram as seguintes: Os professores estão preparados para integrar as novas tecnologias da informação às aulas de uma forma significativa e sensata em termos educacionais? A Universidade de Pernambuco está formando professores como se as Tecnologias de Informação e Comunicação fossem tão somente uma área disciplinar ou os currículos e as metodologias estão sendo reorganizadas em função da nova base material da sociedade? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. As abordagens aqui analisadas apontaram para um conjunto de mudanças estruturais localizadas nas diversas esferas da vida social, como as esferas da educação e do trabalho. Estamos diante de um novo paradigma educacional fundante dos sistemas educativos contemporâneos, presente nas diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação- informática, multimídia, etc., no universo escolar e fora dele, promovendo uma reconfiguração nos processos de ensino-aprendizagem e na identidade docente, cada vez mais distante da figura histórica do “mestre-escola”. Apesar das numerosas mudanças, a pesquisa mostrou que ainda há muito o que fazer para familiarizar professores e alunos com essas novas tecnologias de informação. Enquanto isso não acontecer estaremos preparando alunos com deficiência para entrar neste mercado de trabalho da sociedade da informação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID4657_10092017205109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FORMIGA MACIEL ALVES"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA FORMIG"
    "autor_email" => "patriciafmalves@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o uso das novas tecnologias das comunicações na educação. Como é sabido, a educação nas escolas tem sido influenciada amplamente e de diversas maneiras pela difusão da tecnologia da informação. A economia do conhecimento, salienta Giddens (2005) requer uma mão de obra familiarizada com a computação, e a educação pode e deve exercer um papel decisivo no preenchimento desta lacuna. As questões que nortearam nossa pesquisa foram as seguintes: Os professores estão preparados para integrar as novas tecnologias da informação às aulas de uma forma significativa e sensata em termos educacionais? A Universidade de Pernambuco está formando professores como se as Tecnologias de Informação e Comunicação fossem tão somente uma área disciplinar ou os currículos e as metodologias estão sendo reorganizadas em função da nova base material da sociedade? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. As abordagens aqui analisadas apontaram para um conjunto de mudanças estruturais localizadas nas diversas esferas da vida social, como as esferas da educação e do trabalho. Estamos diante de um novo paradigma educacional fundante dos sistemas educativos contemporâneos, presente nas diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação- informática, multimídia, etc., no universo escolar e fora dele, promovendo uma reconfiguração nos processos de ensino-aprendizagem e na identidade docente, cada vez mais distante da figura histórica do “mestre-escola”. Apesar das numerosas mudanças, a pesquisa mostrou que ainda há muito o que fazer para familiarizar professores e alunos com essas novas tecnologias de informação. Enquanto isso não acontecer estaremos preparando alunos com deficiência para entrar neste mercado de trabalho da sociedade da informação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.