Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO

Palavra-chaves: NECESSIDADE, INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36578
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3083
    "inscrito_id" => 7722
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO"
    "resumo" => "O seguinte artigo resultou de um projeto de pesquisa-ação, que segundo TRIPP (2005), “é uma reflexão sobre a ação” numa Escola Municipal da Rede de Recife com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Partindo do pressuposto que os estudantes da EJA, bem como qualquer outro, precisa se reconhecer como sujeitos participantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atores de modificação do espaço que está inserido. Com base nisto, realizamos um diálogo com os estudantes e gestão acerca das necessidades que os mesmos encontraram na escola. Neste sentido utilizamos para o levantamento de dados alguns recursos para identificação das necessidades reais da escola, tais como observações e diálogos. A partir da análise dos dados coletados, identificou-se a necessidade de uma área verde na escola e de um mural com literatura voltada para um público jovem/adulto em sua sala de aula. Para realização desta ação, contamos com o conhecimento prévio dos estudantes da EJA, com o auxílio da gestora que possui um perfil democrático e com os conhecimentos adquiridos durante a graduação das autoras. Nesta perspectiva durante as vivências, foi possível perceber que os estudantes se reconheceram como sujeitos atuantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atuantes na modificação do espaço, alcançando assim os objetivos traçados. O envolvimento dos sujeitos presentes na escola mostrou a necessidade de momentos como esse serem realizado no espaço escolar, buscando sempre trazer a realidade para o processo de ensino e aprendizagem a fim de se ter um sentido e significado naquilo que se estar realizando."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADE, INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID7722_04102017181303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELE ALBERTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELE SILVA"
    "autor_email" => "adrielealbertina18@gmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36578
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3083
    "inscrito_id" => 7722
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO"
    "resumo" => "O seguinte artigo resultou de um projeto de pesquisa-ação, que segundo TRIPP (2005), “é uma reflexão sobre a ação” numa Escola Municipal da Rede de Recife com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Partindo do pressuposto que os estudantes da EJA, bem como qualquer outro, precisa se reconhecer como sujeitos participantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atores de modificação do espaço que está inserido. Com base nisto, realizamos um diálogo com os estudantes e gestão acerca das necessidades que os mesmos encontraram na escola. Neste sentido utilizamos para o levantamento de dados alguns recursos para identificação das necessidades reais da escola, tais como observações e diálogos. A partir da análise dos dados coletados, identificou-se a necessidade de uma área verde na escola e de um mural com literatura voltada para um público jovem/adulto em sua sala de aula. Para realização desta ação, contamos com o conhecimento prévio dos estudantes da EJA, com o auxílio da gestora que possui um perfil democrático e com os conhecimentos adquiridos durante a graduação das autoras. Nesta perspectiva durante as vivências, foi possível perceber que os estudantes se reconheceram como sujeitos atuantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atuantes na modificação do espaço, alcançando assim os objetivos traçados. O envolvimento dos sujeitos presentes na escola mostrou a necessidade de momentos como esse serem realizado no espaço escolar, buscando sempre trazer a realidade para o processo de ensino e aprendizagem a fim de se ter um sentido e significado naquilo que se estar realizando."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADE, INTERAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID7722_04102017181303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELE ALBERTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELE SILVA"
    "autor_email" => "adrielealbertina18@gmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O seguinte artigo resultou de um projeto de pesquisa-ação, que segundo TRIPP (2005), “é uma reflexão sobre a ação” numa Escola Municipal da Rede de Recife com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Partindo do pressuposto que os estudantes da EJA, bem como qualquer outro, precisa se reconhecer como sujeitos participantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atores de modificação do espaço que está inserido. Com base nisto, realizamos um diálogo com os estudantes e gestão acerca das necessidades que os mesmos encontraram na escola. Neste sentido utilizamos para o levantamento de dados alguns recursos para identificação das necessidades reais da escola, tais como observações e diálogos. A partir da análise dos dados coletados, identificou-se a necessidade de uma área verde na escola e de um mural com literatura voltada para um público jovem/adulto em sua sala de aula. Para realização desta ação, contamos com o conhecimento prévio dos estudantes da EJA, com o auxílio da gestora que possui um perfil democrático e com os conhecimentos adquiridos durante a graduação das autoras. Nesta perspectiva durante as vivências, foi possível perceber que os estudantes se reconheceram como sujeitos atuantes do seu processo de ensino e aprendizagem e como atuantes na modificação do espaço, alcançando assim os objetivos traçados. O envolvimento dos sujeitos presentes na escola mostrou a necessidade de momentos como esse serem realizado no espaço escolar, buscando sempre trazer a realidade para o processo de ensino e aprendizagem a fim de se ter um sentido e significado naquilo que se estar realizando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.