DA FADA MADRINHA A VILÃ: REPRESENTAÇÕES DA VELHICE FEMININA NOS FILMES CLÁSSICOS ANIMADOS DISNEY
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36363 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2140 "inscrito_id" => 959 "titulo" => "DA FADA MADRINHA A VILÃ: REPRESENTAÇÕES DA VELHICE FEMININA NOS FILMES CLÁSSICOS ANIMADOS DISNEY" "resumo" => "Os desenhos animados e filmes animados podem ser tidos enquanto veiculadores e criadores de representações, as quais sugerem comportamentos, identidades sociais e culturais. Portanto, o desenho é uma provável instância educativa e cultural, na qual deve ser analisado como uma pedagogia cultural. Neste tocante, o presente trabalho objetiva analisar como o gênero feminino na velhice é representado nas personagens de Úrsula, a Madrasta de Cinderela, Fada Madrinha e a Rainha Má, pertencentes aos filmes clássicos e animados Disney, entre os anos de 1938 a 1989, a saber: Branca de Neve, Cinderela e A Pequena Sereia. Trata-se de uma produção qualitativa, do tipo explicativa, realizada através de uma revisão bibliográfica acerca da temática de representações e velhice feminina na cultura ocidental e nos desenhos animados de longa-metragem. Nos três filmes observados, percebe-se que a idosa é tida como vilã ou como personagem secundária; sendo sempre uma personagem não querida, onde é derrotada enquanto vilã, e quando querida ou útil, é uma personagem que não deve ser destacada, ou seja, secundária. Observou-se ainda que as idosas nas obras supracitadas vivenciam sua sexualidade apenas na preparação das personagens mais jovens para agradar seus pretendentes masculinos. Apesar do conhecimento de que a velhice é mais uma fase da vida humana, a qual tem se favorecido a vivência devido à queda da taxa de natalidade e de mortalidade infantil, a mesma é uma fase da vida cuja cultura ocidental deseja evitar, tentando atenuar ao máximo o fenômeno do envelhecimento. Tal recusa mostra-se apontada nestas longas-metragens, estando a velhice feminina vista como desvalorizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES, VELHICE FEMININA, DESENHOS ANIMADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID959_11092017174451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA" "autor_email" => "anacatarina-16@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36363 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2140 "inscrito_id" => 959 "titulo" => "DA FADA MADRINHA A VILÃ: REPRESENTAÇÕES DA VELHICE FEMININA NOS FILMES CLÁSSICOS ANIMADOS DISNEY" "resumo" => "Os desenhos animados e filmes animados podem ser tidos enquanto veiculadores e criadores de representações, as quais sugerem comportamentos, identidades sociais e culturais. Portanto, o desenho é uma provável instância educativa e cultural, na qual deve ser analisado como uma pedagogia cultural. Neste tocante, o presente trabalho objetiva analisar como o gênero feminino na velhice é representado nas personagens de Úrsula, a Madrasta de Cinderela, Fada Madrinha e a Rainha Má, pertencentes aos filmes clássicos e animados Disney, entre os anos de 1938 a 1989, a saber: Branca de Neve, Cinderela e A Pequena Sereia. Trata-se de uma produção qualitativa, do tipo explicativa, realizada através de uma revisão bibliográfica acerca da temática de representações e velhice feminina na cultura ocidental e nos desenhos animados de longa-metragem. Nos três filmes observados, percebe-se que a idosa é tida como vilã ou como personagem secundária; sendo sempre uma personagem não querida, onde é derrotada enquanto vilã, e quando querida ou útil, é uma personagem que não deve ser destacada, ou seja, secundária. Observou-se ainda que as idosas nas obras supracitadas vivenciam sua sexualidade apenas na preparação das personagens mais jovens para agradar seus pretendentes masculinos. Apesar do conhecimento de que a velhice é mais uma fase da vida humana, a qual tem se favorecido a vivência devido à queda da taxa de natalidade e de mortalidade infantil, a mesma é uma fase da vida cuja cultura ocidental deseja evitar, tentando atenuar ao máximo o fenômeno do envelhecimento. Tal recusa mostra-se apontada nestas longas-metragens, estando a velhice feminina vista como desvalorizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES, VELHICE FEMININA, DESENHOS ANIMADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID959_11092017174451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CATARINA DA SILVA NÓBREGA" "autor_nome_curto" => "ANA CATARINA" "autor_email" => "anacatarina-16@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }