Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSO E PERMANÊNCIA DOS JOVENS DE ORIGEM POPULAR A EDUCAÇÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PET

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho discute a experiência discente no projeto intitulado PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular Diálogo Universidade-Comunidade. Tem-se por objetivo refletir sobre a atuação discente nas atividades vivenciadas na prática e na teoria do projeto durante o ano de 2015, destacando a Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos como campos teóricos de discussão. Constituído por 12 discentes bolsistas, sendo 08 (oito) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, 01 do Curso de Licenciatura em Química e 03 do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, o projeto tem uma professora-tutora do Centro de Educação e, no período a que se refere este artigo, deu ênfase para a formação de professores na modalidade de EJA. O Projeto desenvolveu no ano de 2015, as seguintes atividades: Grupo de estudo permanente – realizado semanalmente com discussão de temas pertinentes à temática do Projeto, Pesquisa sobre um tema na área de Educação de Jovens e Adultos – os discentes elaboravam uma mini pesquisa a partir da prática educativa e desenvolviam junto à escola, Curso de formação de professores na área de EJA – encontros mensais com todos os sujeitos interessados na área, especialmente professores da rede, para discutirem, a partir da fala de um palestrante, temas relevantes à prática pedagógica da EJA, Prática educativa na modalidade de EJA nas escolas públicas, tendo por base a Educação Popular a partir das atividades de observação, participação e regência de aulas.A abordagem qualitativa serviu de base para as atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelos alunos por compreender-se que este tipo de abordagem se adequa melhor aos fenômenos educativos, pois estes se inserem na área das ciências sociais e exigem de seus participantes uma compreensão que vai além de dados estatísticos.

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