ACESSO E PERMANÊNCIA DOS JOVENS DE ORIGEM POPULAR A EDUCAÇÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PET
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34954 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3870 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA DOS JOVENS DE ORIGEM POPULAR A EDUCAÇÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PET" "resumo" => "Este trabalho discute a experiência discente no projeto intitulado PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular Diálogo Universidade-Comunidade. Tem-se por objetivo refletir sobre a atuação discente nas atividades vivenciadas na prática e na teoria do projeto durante o ano de 2015, destacando a Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos como campos teóricos de discussão. Constituído por 12 discentes bolsistas, sendo 08 (oito) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, 01 do Curso de Licenciatura em Química e 03 do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, o projeto tem uma professora-tutora do Centro de Educação e, no período a que se refere este artigo, deu ênfase para a formação de professores na modalidade de EJA. O Projeto desenvolveu no ano de 2015, as seguintes atividades: Grupo de estudo permanente – realizado semanalmente com discussão de temas pertinentes à temática do Projeto, Pesquisa sobre um tema na área de Educação de Jovens e Adultos – os discentes elaboravam uma mini pesquisa a partir da prática educativa e desenvolviam junto à escola, Curso de formação de professores na área de EJA – encontros mensais com todos os sujeitos interessados na área, especialmente professores da rede, para discutirem, a partir da fala de um palestrante, temas relevantes à prática pedagógica da EJA, Prática educativa na modalidade de EJA nas escolas públicas, tendo por base a Educação Popular a partir das atividades de observação, participação e regência de aulas.A abordagem qualitativa serviu de base para as atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelos alunos por compreender-se que este tipo de abordagem se adequa melhor aos fenômenos educativos, pois estes se inserem na área das ciências sociais e exigem de seus participantes uma compreensão que vai além de dados estatísticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID518_16102017093501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMÍRIS CRISTINA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMMY ALVES" "autor_email" => "thammy-pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34954 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3870 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "ACESSO E PERMANÊNCIA DOS JOVENS DE ORIGEM POPULAR A EDUCAÇÃO FORMAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PET" "resumo" => "Este trabalho discute a experiência discente no projeto intitulado PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular Diálogo Universidade-Comunidade. Tem-se por objetivo refletir sobre a atuação discente nas atividades vivenciadas na prática e na teoria do projeto durante o ano de 2015, destacando a Educação Popular e a Educação de Jovens e Adultos como campos teóricos de discussão. Constituído por 12 discentes bolsistas, sendo 08 (oito) do Curso de Licenciatura em Pedagogia, 01 do Curso de Licenciatura em Química e 03 do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, o projeto tem uma professora-tutora do Centro de Educação e, no período a que se refere este artigo, deu ênfase para a formação de professores na modalidade de EJA. O Projeto desenvolveu no ano de 2015, as seguintes atividades: Grupo de estudo permanente – realizado semanalmente com discussão de temas pertinentes à temática do Projeto, Pesquisa sobre um tema na área de Educação de Jovens e Adultos – os discentes elaboravam uma mini pesquisa a partir da prática educativa e desenvolviam junto à escola, Curso de formação de professores na área de EJA – encontros mensais com todos os sujeitos interessados na área, especialmente professores da rede, para discutirem, a partir da fala de um palestrante, temas relevantes à prática pedagógica da EJA, Prática educativa na modalidade de EJA nas escolas públicas, tendo por base a Educação Popular a partir das atividades de observação, participação e regência de aulas.A abordagem qualitativa serviu de base para as atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelos alunos por compreender-se que este tipo de abordagem se adequa melhor aos fenômenos educativos, pois estes se inserem na área das ciências sociais e exigem de seus participantes uma compreensão que vai além de dados estatísticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID518_16102017093501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMÍRIS CRISTINA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMMY ALVES" "autor_email" => "thammy-pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }