ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE COM LIMITAÇÕES COMUNICATIVO-AUDITIVA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35984 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2591 "inscrito_id" => 7023 "titulo" => "ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE COM LIMITAÇÕES COMUNICATIVO-AUDITIVA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA" "resumo" => "A educação, sob o enfoque inclusivista, é percebida cada vez mais como uma questão de diretos humanos, sendo às instituições públicas de ensino desafiadas a mudar a forma de agir e atuar no meio educacional. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por três discentes bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência, promovido pelo CIA/UFPB, junto a um discente com necessidades educacionais específicas, em razão de suas limitações comunicativo-auditiva. O acompanhamento ao estudante aconteceu nas imediações do CCHSA – Campus III, Bananeiras – PB, durante o semestre letivo 2016.2. A metodologia do apoio esteve embasada no uso de práticas pedagógicas participativas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Foram realizadas atividades, por meio de leituras, explicações e simulados, sempre reforçando o que foi abordado em sala de aula ao longo do conteúdo programático das disciplinas. Os docentes acompanharam essas atividades assinando semanalmente a ficha de frequência disponibilizada pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Por intermédio dos apoiadores, foi possível uma melhor comunicação do apoiado com os outros discentes e docentes da instituição, refletindo de forma positiva no seu desempenho acadêmico, construindo seus conhecimentos de uma forma mais interativa e prazerosa. É importante, portanto, que não somente o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência realize este trabalho, mas que a universidade como um todo, contribua com incentivo, auxílio e instrumentalização de professores a encontrar maneiras político pedagógicas, para atingir de forma significativa, o objetivo maior da instituição, uma educação para todos com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, DEFICIÊNCIA, DISCENTES, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7023_14092017145053.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO HENRIQUE CONSTANTINO SALES SILVA " "autor_nome_curto" => "JOÃO HENRIQUE " "autor_email" => "joaoagroecologia@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35984 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2591 "inscrito_id" => 7023 "titulo" => "ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE COM LIMITAÇÕES COMUNICATIVO-AUDITIVA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA" "resumo" => "A educação, sob o enfoque inclusivista, é percebida cada vez mais como uma questão de diretos humanos, sendo às instituições públicas de ensino desafiadas a mudar a forma de agir e atuar no meio educacional. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por três discentes bolsistas do Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência, promovido pelo CIA/UFPB, junto a um discente com necessidades educacionais específicas, em razão de suas limitações comunicativo-auditiva. O acompanhamento ao estudante aconteceu nas imediações do CCHSA – Campus III, Bananeiras – PB, durante o semestre letivo 2016.2. A metodologia do apoio esteve embasada no uso de práticas pedagógicas participativas, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Foram realizadas atividades, por meio de leituras, explicações e simulados, sempre reforçando o que foi abordado em sala de aula ao longo do conteúdo programático das disciplinas. Os docentes acompanharam essas atividades assinando semanalmente a ficha de frequência disponibilizada pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA). Por intermédio dos apoiadores, foi possível uma melhor comunicação do apoiado com os outros discentes e docentes da instituição, refletindo de forma positiva no seu desempenho acadêmico, construindo seus conhecimentos de uma forma mais interativa e prazerosa. É importante, portanto, que não somente o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência realize este trabalho, mas que a universidade como um todo, contribua com incentivo, auxílio e instrumentalização de professores a encontrar maneiras político pedagógicas, para atingir de forma significativa, o objetivo maior da instituição, uma educação para todos com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CONHECIMENTO, DEFICIÊNCIA, DISCENTES, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7023_14092017145053.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO HENRIQUE CONSTANTINO SALES SILVA " "autor_nome_curto" => "JOÃO HENRIQUE " "autor_email" => "joaoagroecologia@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }