EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FOCO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO APRESENTADA NO III CONEDU
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A decisão de fomentar uma Educação Ambiental é tão bem sucedida naquela conferência em\r\n Estocolmo, na Suécia, que a mesma é considerada um dos marcos desse encontro mundial (Brandão, 2009).\r\n Contudo, diversos autores vem se dedicando ao estudo das influências que moldaram as vertentes dentro da\r\n Educação Ambiental. Essas análises, que nascem das ciências humanas, agruparam diversas características\r\n que moldam duas grandes vertentes dentro da Educação Ambiental: Conservadora e Crítica. A primeira que\r\n se mostra limitada para o enfrentamento do problema ambiental; e uma segunda, que, por se apoiar nas\r\n teorias sociais críticas, assim como na teoria da complexidade, como foco no socioambientalismo, se\r\n apresenta como mais condições para enfrentar a questão. A conservadora sofreu forte influência do “ethos”\r\n das ciências naturais, como também o próprio ambientalismo, no sentido de que se utilizou das teorias, dos\r\n conceitos e de uma visão de mundo biologizante que brotava desse universo particular. Diante disso, tornamse\r\n importantes análises que visem compreender melhor a educação ambiental atualmente praticada. Assim,\r\n surge essa proposta de entender qual o perfil dos artigos apresentados no Grupo de Trabalho Educação\r\n Ambiental, no âmbito do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), tendo em vista que o mesmo tem\r\n recebido um número cada vez maior de artigos voltados ao Grupo de Trabalho “Educação Ambiental”. O\r\n estudo quantitativo e qualitativo, que toma com base o GT Educação Ambiental, do III Congresso Nacional\r\n de Educação (III CONEDU), realizado em Natal-RN, em 2016. 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