DIVERSIDADE SEXUAL E RECONHECIMENTO: CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA HOMOAFETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36496 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 4747 "titulo" => "DIVERSIDADE SEXUAL E RECONHECIMENTO: CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA HOMOAFETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "As discussões relativas a sexualidade na escola tomou uma visibilidade maior nos últimos anos, possibilitando uma nova construção de entendimento acerca da diversidade sexual e as práticas docentes. A escola como espaço de formação deve estimular no docente a construção de um projeto democrático contemplando conteúdos que corroborem com uma prática inclusiva, sem preconceito e discriminação. A pesquisa tem como objetivo analisar a concepção dos professores acerca do reconhecimento da diversidade sexual e o respeito às manifestações homoafetivas na escola. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa feita com 15 professores da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos em 03 escolas municipais de Patos – PB, investigando questões sobre a concepção docente, relacionados a diversidade sexual e homoafetividade. Os achados da pesquisa revelam que os docentes, têm consciência das manifestações de preconceito e discriminação acerca da diversidade sexual na escola, afirmando trabalharem os conteúdos relativos a educação sexual e desenvolverem atividades referentes ao tema, porém, é fundamental debater sobre sexualidade na perspectiva de uma construção de saberes coletivos, uma vez que as escolas mesmo se preocupando com a demanda em questão, trabalham o tema de maneira esporádica e sem um planejamento. As entrevistas revelam que 86,6% dos professores percebem diferença entre preconceito e discriminação, 86,6% não se considera preconceituoso, 59,9% já presenciaram situação de preconceito na escola, 59,9% presenciaram na sala de aula, 93,3% veem diferença entre sexo e sexualidade, 53,3% considera que educação sexual é um processo contínuo que deve começar na família, 66,7% entende diversidade sexual como variedade da sexualidade e diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, DIVERSIDADE SEXUAL, EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4747_10092017162559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE CARLOS COSTA XAVIER" "autor_nome_curto" => "ZECA COSTA" "autor_email" => "zecamassa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36496 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1391 "inscrito_id" => 4747 "titulo" => "DIVERSIDADE SEXUAL E RECONHECIMENTO: CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DA HOMOAFETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "As discussões relativas a sexualidade na escola tomou uma visibilidade maior nos últimos anos, possibilitando uma nova construção de entendimento acerca da diversidade sexual e as práticas docentes. A escola como espaço de formação deve estimular no docente a construção de um projeto democrático contemplando conteúdos que corroborem com uma prática inclusiva, sem preconceito e discriminação. A pesquisa tem como objetivo analisar a concepção dos professores acerca do reconhecimento da diversidade sexual e o respeito às manifestações homoafetivas na escola. O estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa feita com 15 professores da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos em 03 escolas municipais de Patos – PB, investigando questões sobre a concepção docente, relacionados a diversidade sexual e homoafetividade. Os achados da pesquisa revelam que os docentes, têm consciência das manifestações de preconceito e discriminação acerca da diversidade sexual na escola, afirmando trabalharem os conteúdos relativos a educação sexual e desenvolverem atividades referentes ao tema, porém, é fundamental debater sobre sexualidade na perspectiva de uma construção de saberes coletivos, uma vez que as escolas mesmo se preocupando com a demanda em questão, trabalham o tema de maneira esporádica e sem um planejamento. As entrevistas revelam que 86,6% dos professores percebem diferença entre preconceito e discriminação, 86,6% não se considera preconceituoso, 59,9% já presenciaram situação de preconceito na escola, 59,9% presenciaram na sala de aula, 93,3% veem diferença entre sexo e sexualidade, 53,3% considera que educação sexual é um processo contínuo que deve começar na família, 66,7% entende diversidade sexual como variedade da sexualidade e diversidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, DIVERSIDADE SEXUAL, EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4747_10092017162559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE CARLOS COSTA XAVIER" "autor_nome_curto" => "ZECA COSTA" "autor_email" => "zecamassa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }