Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS COM ENFOQUE: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (CTSA)

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, CTSA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35568
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3091
    "inscrito_id" => 9204
    "titulo" => "A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS COM ENFOQUE: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (CTSA)"
    "resumo" => "Os cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade. Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012), desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA, contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto, desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos, quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, CTSA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9204_04102017215257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GONÇALVES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa_diasbj@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35568
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3091
    "inscrito_id" => 9204
    "titulo" => "A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS COM ENFOQUE: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (CTSA)"
    "resumo" => "Os cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade. Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012), desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA, contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto, desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos, quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, CTSA, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9204_04102017215257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GONÇALVES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa_diasbj@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade. Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012), desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA, contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto, desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos, quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.