Os cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade. Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012), desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA, contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto, desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos, quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no contexto escolar.