A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS COM ENFOQUE: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (CTSA)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35568 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3091 "inscrito_id" => 9204 "titulo" => "A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS COM ENFOQUE: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (CTSA)" "resumo" => "Os cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade. Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012), desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA, contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto, desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos, quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, CTSA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9204_04102017215257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA GONÇALVES DIAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa_diasbj@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35568 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3091 "inscrito_id" => 9204 "titulo" => "A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS COM ENFOQUE: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE (CTSA)" "resumo" => "Os cosméticos são produtos de consumo frequente por grande parte da sociedade. Observa-se um crescimento econômico significativo por parte desse setor, o que implica dizer que os cosméticos contribuem positivamente para os avanços científicos e tecnológicos da sociedade. Na educação, vários estudiosos como Costa e Santos (2015), Lopes (2012) e Niezer (2012), desenvolveram trabalhos abordando o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em temáticas que estão inseridas no currículo escolar. Portanto, o presente trabalho visa abordar a temática Cosméticos no Ensino de Química com enfoque em CTSA, contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos alunos da matriculados na disciplina Metodologia no Ensino de Química (MEQ) do período 2017.1. Para tanto, desenvolveu-se está pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande, no Campus Cajazeiras-PB com 27 estudantes. Os resultados apontam que os discentes possuem conhecimentos superficiais, porem satisfatórios sobre a temática Química dos Cosméticos, quanto em relação aos nanocosméticos. Apesar dos cosméticos estarem inseridos no cotidiano dos alunos, a grande maioria não tem o hábito de consultar os rótulos dos produtos, desse modo, desconhecendo a composição química. Entretanto, os discentes possuem consciência dos impactos ambientais provocados pelos cosméticos, ocasionado muitas vezes pelo descarte de suas embalagens e algumas substâncias poluentes. Por fim, os principais resultados revelaram que o Ensino de Química através da abordagem CTSA, favorece o desenvolvimento científico-tecnológico e a formação cidadã, pois os alunos serão capazes de discutir e opinar de forma crítica a respeito de problemáticas que envolvem a sociedade em que vivem e, dessa maneira, como futuros docentes poderão inserir essa abordagem no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, CTSA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9204_04102017215257.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA GONÇALVES DIAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessa_diasbj@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }