Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAÇANDO NOVOS CAMINHOS: UMA ESCUTA AMPLIADA PARA PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE COMO AÇÕES PSICOSSOCIAIS E EDUCATIVAS.

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciada em quinze Centros Municipais de Educação Infantil, na cidade de Caruaru-PE, direcionada pela equipe Psicossocial Educacional que integra a secretaria de educação do referido município. Teve por objetivos trabalhar aspectos motivacionais para a prática pedagógica com os profissionais dos quinze Centros; Sensibilizar e orientar os profissionais da Educação Infantil para a promoção do desenvolvimento socioafetivo e intelectual da criança; Trabalhar ações direcionadas à promoção da aprendizagem, percorrendo pela criatividade do educador e, Promover ações na perspectiva intersetorial com foco na informação e orientação da equipe pedagógica sobre o público por eles atendido. A equipe articulou as vivências com os referenciais que nos apontam o perfil profissional do professor para atuar nesta área, bem como conceitos e encaminhamentos sobre motivação, afetos e emoções que acarretam diretamente nos processos de ensino e aprendizagem. Os encontros foram promovidos e articulados em um calendário semestral, em formato de oficinas, contando com a participação da equipe gestora, dos/das profissionais, alunos/as e familiares. Desta forma, procurou-se viabilizar ações que pudessem construir “motivos” para que os profissionais atuantes dos referidos Centros sentissem interesse em motivar-se, em envolver-se com mais prazer nos diversos saberes da educação. Com este intuito, buscou-se nestes encontros o estímulo de práticas motivacionais diante do fazer pedagógico, diálogo e escuta dos profissionais com estímulo ao cuidar de si para cuidar do outro através do fazer pedagógico. O trabalho foi concluído com a compreensão de que a proposta de motivação precisa ser um exercício diário para as atuações presentes e futuras. Nesse sentido, as atuações da equipe foram de fundamental importância para desenvolver o potencial de uma reflexão crítica em relação à prática pedagógica enquanto construção do saber, ocupando um lugar na função educativa, distinta de uma função familiar.

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