No ensino de ciências é fundamental utilizar meios que possibilitem um melhor aprendizado dos discentes para atuarem em sociedade como cidadãos críticos. Em virtude deste pressuposto, o presente trabalho foi estruturado fazendo uso de três eixos, interdisciplinaridade, contextualização e experimentação, e aplicado ao ensino de química para a abordagem do conteúdo tipos de mistura. Este trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas de ensino médio na cidade de João Pessoa-PB com a finalidade de facilitar o entendimento de conceitos abstratos por meio de experimentos. É de conhecimento geral que muitas escolas não dispõem de laboratórios de química, o que dificulta a inserção de aulas experimentais, o que é um problema para o bom desenvolvimento do ensino de química nas escolas brasileiras. Sendo assim, neste trabalho foi adaptado um equipamento alternativo e de baixo custo para separação dos gases (oxigênio e nitrogênio) presente na atmosfera, com a finalidade de promover a articulação entre teoria e prática. A aula foi desenvolvida em dois momentos: no primeiro foi ministrada uma aula teórica em que foram trabalhados vários conceitos abstratos (substâncias puras, misturas homogêneas e heterogêneas, fases de uma mistura, tipos de soluções e composição química do ar atmosférico) utilizando a poluição atmosférica como temática; no segundo, foi realizada uma atividade experimental na qual os alunos puderam observar e compreender os fenômenos envolvidos. Após a realização da aula, houve a aplicação de um questionário que contemplou questões sobre ambos os momentos. Com os resultados, observou-se que as dificuldades dos discentes em compreender conceitos de química podem ser superadas por meio da utilização de atividades experimentais, como também pela inserção de aulas diferenciadas buscando envolver o cotidiano dos educandos, estimulando desta feita o processo de ensino e aprendizagem.