Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES

Palavra-chaves: ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36475
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1828
    "inscrito_id" => 7174
    "titulo" => "DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES"
    "resumo" => "O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7174_11092017130930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JANAINA PIEDADE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JANAINA"
    "autor_email" => "janapiedade@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36475
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1828
    "inscrito_id" => 7174
    "titulo" => "DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES"
    "resumo" => "O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7174_11092017130930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JANAINA PIEDADE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JANAINA"
    "autor_email" => "janapiedade@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • josé da silva souza pinto de jesus

    slk mlk dormiu em sima do teclado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mó briza man

    16/08/2021 17:08:41
  • aaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    aaaaaaaaaaa

    16/08/2021 17:05:52

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.