DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 7174 "titulo" => "DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES" "resumo" => "O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7174_11092017130930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANAINA PIEDADE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA JANAINA" "autor_email" => "janapiedade@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36475 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 7174 "titulo" => "DIFICULDADES PARA O ENSINO DE ARTES: O QUE DIZEM OS PROFESSORES" "resumo" => "O ensino de arte nas escolas públicas tem suscitado inquietação entre os professores, que reportam dificuldades na consecução do trabalho pedagógico. Por isso, conhecer e caracterizar as dificuldades enunciadas por eles, professores de arte que atuam em escolas públicas, anos finais do Ensino Fundamental, na efetivação do processo ensino/aprendizagem, é o objetivo que desencadeou a realização de pesquisa descritiva. A coleta de dados decorreu da aplicação de questionário, que foram aplicados para professores de escolas públicas do Norte do Paraná, mais especificamente das regiões periféricas da cidade de Londrina. A análise de dados deu-se pela tabulação e categorização das informações quanto à convergência das ideias registradas. Os resultados revelaram que os professores reconhecem a importância da disciplina de arte para a formação do educando, possibilitando-lhe a apropriação de sua herança cultural; a ampliação de seu desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo; a formação para a cidadania e a extensão da criatividade. Mas, eles referem a complexidade de ensinar arte nas escolas públicas, principalmente em decorrência de: ausência ou escassez de recursos materiais, indisciplina, insuficiência da carga horária, falta de oportunidade para ampliar a formação profissional e, ainda, desvalorização da área. Enfim, os problemas são numerosos e reais, atravancando as possibilidades de os professores desenvolverem um trabalho mais adequado, resultando muitas vezes em aulas mais explicativas e discursivas, do que participativas. É importante ressaltar que apesar dos obstáculos que particularizam a docência em arte como um desafio constante esses profissionais são resilientes, usando tanto quanto possível a criatividade para burlar os obstáculos impostos pelo cotidiano e para tanto não poupam esforços no exercício da sua profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ARTE EDUCAÇÃO, ENSINO DE ARTE, DIFICULDADES DE ENSINO, PROFESSORES DE ARTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7174_11092017130930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANAINA PIEDADE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARIA JANAINA" "autor_email" => "janapiedade@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }