O presente artigo objetiva apresentar algumas características e perspectivas dos alunos em seu cotidiano de aprendizagem com a utilização de ferramentas tecnológicas e o uso das redes sociais. A análise se deu através da aplicação de um questionário em séries do 1º, 2º, 3º Ano do Ensino Médio, bem como a realização de um levantamento bibliográfico através de artigos como teses, dissertações, livros e periódicos. Ficou evidente que o uso das redes sociais e tecnologias disponíveis em prol da busca de conhecimento pelos discentes para seus estudos é satisfatório, no entanto contribui de maneira positiva para o seu bom desempenho escolar, objetivando a contribuição para o desenvolvimento do campo escolar através da proliferação dos ambientes virtuais, buscando lançar um olhar crítico sobre as redes sociais como espaços de construção e produção de discursos centrando essencialmente a interação e mediação entre o estudante e as diversas formas de apreender, assim a utilização dessas tecnologia para o processo de ensinoaprendizagem tornando-se uma ferramenta de interação valiosa para auxiliar as atividades desenvolvidas em sala de aula, todavia no que se diz respeito ao professor fazer o uso desse importante instrumento como um recurso opcional em sala de aula ainda apresenta um baixo índice em meio a esta estratégia tão significante nos dias atuais, porém é relevante que há uma grande facilidade de comunicação entre aluno-professor com o uso dessa inovação tecnológica, que tem como importante papel manter e tornar mais próximo que permita a interação e a interatividade das informações, consequentemente um ambiente virtual propício ao ensino-aprendizagem.