UMA ANÁLISE ACERCA DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO
DAS LICENCIATURAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38782 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3982 "inscrito_id" => 8792 "titulo" => """ UMA ANÁLISE ACERCA DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO\r\n DAS LICENCIATURAS """ "resumo" => """ A analise em questão foi elaborada pelas estudantes do quinto período do curso de Pedagogia da\r\n Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são\r\n abordados nas Licenciaturas de Matemática e Letras da referida universidade; e se esses fundamentos são\r\n abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona.\r\n Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta,\r\n comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas\r\n entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor\r\n construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa,\r\n bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009),\r\n Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que\r\n envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os\r\n profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a\r\n respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de\r\n professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses\r\n elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível\r\n constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais,\r\n demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há\r\n muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os\r\n conteúdos culturais-cognitivos e os aspectos pedagógicos-didáticos, o professor precisa ter flexibilidade\r\n diante dos vários contextos escolares, sabendo adaptar seus fazeres-pedagógicos a diversidade de alunos com\r\n seus níveis e ritmos de aprendizagens diferenciados. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8792_16102017143656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA SOARES GOMES" "autor_nome_curto" => "ISABEL GOMES" "autor_email" => "isabel_sgomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38782 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3982 "inscrito_id" => 8792 "titulo" => """ UMA ANÁLISE ACERCA DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO\r\n DAS LICENCIATURAS """ "resumo" => """ A analise em questão foi elaborada pelas estudantes do quinto período do curso de Pedagogia da\r\n Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são\r\n abordados nas Licenciaturas de Matemática e Letras da referida universidade; e se esses fundamentos são\r\n abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona.\r\n Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta,\r\n comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas\r\n entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor\r\n construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa,\r\n bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009),\r\n Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que\r\n envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os\r\n profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a\r\n respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de\r\n professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses\r\n elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível\r\n constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais,\r\n demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há\r\n muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os\r\n conteúdos culturais-cognitivos e os aspectos pedagógicos-didáticos, o professor precisa ter flexibilidade\r\n diante dos vários contextos escolares, sabendo adaptar seus fazeres-pedagógicos a diversidade de alunos com\r\n seus níveis e ritmos de aprendizagens diferenciados. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8792_16102017143656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA SOARES GOMES" "autor_nome_curto" => "ISABEL GOMES" "autor_email" => "isabel_sgomes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }