Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE ACERCA DOS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DAS LICENCIATURAS

Palavra-chaves: FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS, LICENCIATURA, FORMAÇÃO DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são\r\n
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      abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona.\r\n
      Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta,\r\n
      comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas\r\n
      entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor\r\n
      construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa,\r\n
      bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009),\r\n
      Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que\r\n
      envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os\r\n
      profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a\r\n
      respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de\r\n
      professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses\r\n
      elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível\r\n
      constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais,\r\n
      demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há\r\n
      muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A analise em questão foi elaborada pelas estudantes do quinto período do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com o objetivo de estudar se os fundamentos pedagógicos são abordados nas Licenciaturas de Matemática e Letras da referida universidade; e se esses fundamentos são abordados quais os benefícios desse estudo, se não, qual prejuízo a falta desse estudo proporciona. Questionando no decorrer desta produção como os fundamentos pedagógicos interferem na conduta, comportamento e atitude dos docentes. Assim, fomos constatando o que os graduandos das licenciaturas entendem por fundamentos pedagógicos e se eles vêem importância no estudo destes para a melhor construção da sua futura profissão. A pesquisa foi realizada de maneira exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica, de Campo e de caráter qualitativo; debruçamos-nos no estudo de autores como: Saviani (2009), Freire (1996), entre outros, para obtermos materiais para nos subsidiar e compreender as problemáticas que envolvem essa temática. Observamos no decorrer do estudo realizado, que é preciso que todos os profissionais da área educacional tenham uma formação capaz de fornecer a elas devidas instruções a respeito dos fundamentos pedagógicos, com o propósito de acabar com o dilema que permeia a formação de professores, que é o distanciamento entre a teoria e a prática, solucionando essa ruptura entre esses elementos estaremos buscando melhorias em nossa futura profissão. Com nossa pesquisa foi possível constatar que apesar dos discursos proferidos sobre a formação docente, de acordo com os aparatos legais, demonstrarem tamanha desvalorização quanto a sua importância na sociedade, observamos que ainda há muitas contradições na pratica destes pronunciamentos. Verificamos que além de se preocupar com os conteúdos culturais-cognitivos e os aspectos pedagógicos-didáticos, o professor precisa ter flexibilidade diante dos vários contextos escolares, sabendo adaptar seus fazeres-pedagógicos a diversidade de alunos com seus níveis e ritmos de aprendizagens diferenciados.

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