A percepção ambiental tem contribuído em diversos estudos para analisar como os indivíduos conhecem e se relacionam com o meio em que estão inseridos, colaborando para modificações de valores e atitudes. A caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, é um dos mais degradados no nosso país. Assim, este estudo tem por objetivo analisar qual a percepção de estudantes sobre o bioma caatinga em uma escola pública da Zona Rural do município de Surubim (PE), afim de mostrar a importância dos docentes saberem quais os conhecimentos prévios que os estudantes possuem em relação ao meio em que estão inseridos, para que possam trabalhar questões que envolvam o meio ambiente e sua conservação. Participaram do estudo 26 alunos do 6º ano do ensino fundamental, sendo 17 meninos e nove meninas, com idades entre 11 e 18 anos. Para a coleta de dados os participantes foram convidados a produzir um desenho por meio do estímulo “Faça um desenho que represente tudo que você conhece do bioma caatinga”. Os desenhos foram analisados qualitativamente e seus elementos transcritos para uma planilha utilizando o software Microsoft Office Excel, logo após foram categorizados em elementos naturais, para seres bióticos e abióticos e elementos artificiais, para elementos construídos ou modificados pelo homem. Os resultados mostraram que os alunos ainda apresentam uma percepção naturalista do meio ambiente, a flora foi pouco representada, prevalecendo os seres voadores borboletas e aves, entretanto, nos desenhos nos foi revelada uma riqueza em detalhes da flora da região, com vegetais característicos do bioma caatinga, além de plantas medicinais e árvores frutíferas, mostrando que o estudo da percepção ambiental podem contribuir para que os docentes possam trabalhar diversas questões que envolvam o meio ambiente, por meio das representações que os alunos possuem em relação ao local em que estão inseridos.