Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA: INSTRUMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO - APRENDIZAGEM, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37324
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3092
    "inscrito_id" => 1725
    "titulo" => "LEITURA: INSTRUMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a temática, “Leitura: Instrumento facilitador de aprendizagem”. Nessa lógica, objetivo desse artigo é tornar o artificio  pedagógica mais significativo e prático, tendo a leitura de diversos gêneros textuais como um instrumento favorável ao ensino . O assunto é bastante pertinente no cenário atual da educação brasileira, no qual se apresenta com um número altíssimo de analfabetos funcionais que chegam as séries seguintes sem adquirirem as habilidades adequadas ao nível de ensino. O mesmo justifica-se, por analisar esse quadro negativo da falta de leitura, tanto no ambiente escolar, quanto no meio social. A leitura é considerada como um instrumento de maior enfoque na prática pedagógica que favorece ao alunado no seu dia a dia, tal como prática social no processo de ensino e aprendizagem. A questão da “leitura” Compreende um dos temas mais estudados e difundidos no contexto escolar, principalmente a leitura como fator preponderante na formação do indivíduo. Metodologicamente, o artigo apresenta-se, como um diálogo entre diversos autores acerca do tema no que diz respeito aos vários meios existentes de inserir a leitura na sala de aula e através dela ter resultados significativos nesse processo de ensino. Dessa forma, o instrumento citado no corpo deste artigo, é um caminho norteador para chegar ao ápice esperado de formar em nossas escolas alunos capazes de desenvolver uma leitura prazerosa e instigante a cada momento, sem ser necessário ler por obrigação e, sim, ler por prazer para enriquecer cada vez mais a sua potenciação de ser um verdadeiro leitor comprometido com o gosto pela leitura e aquisição cultural, tornando-se assim um ser ativo do ambiente escolar. Assim, como resultado acredita-se que o referido trabalho através de leitura, compreensão e análise da situação vivida hoje neste campo, colabora para o desenvolvimento cognitivo dos nossos educandos que vivem momentos caóticos dentro das salas de aulas. A leitura é um caminho pelo qual tudo se cria e coloca cada indivíduo para viver dignamente na sociedade na qual o mesmo está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO - APRENDIZAGEM, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1725_04102017221349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO GILMAR DA SILVA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "GILMAR SILVA"
    "autor_email" => "fla_gil49@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37324
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3092
    "inscrito_id" => 1725
    "titulo" => "LEITURA: INSTRUMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a temática, “Leitura: Instrumento facilitador de aprendizagem”. Nessa lógica, objetivo desse artigo é tornar o artificio  pedagógica mais significativo e prático, tendo a leitura de diversos gêneros textuais como um instrumento favorável ao ensino . O assunto é bastante pertinente no cenário atual da educação brasileira, no qual se apresenta com um número altíssimo de analfabetos funcionais que chegam as séries seguintes sem adquirirem as habilidades adequadas ao nível de ensino. O mesmo justifica-se, por analisar esse quadro negativo da falta de leitura, tanto no ambiente escolar, quanto no meio social. A leitura é considerada como um instrumento de maior enfoque na prática pedagógica que favorece ao alunado no seu dia a dia, tal como prática social no processo de ensino e aprendizagem. A questão da “leitura” Compreende um dos temas mais estudados e difundidos no contexto escolar, principalmente a leitura como fator preponderante na formação do indivíduo. Metodologicamente, o artigo apresenta-se, como um diálogo entre diversos autores acerca do tema no que diz respeito aos vários meios existentes de inserir a leitura na sala de aula e através dela ter resultados significativos nesse processo de ensino. Dessa forma, o instrumento citado no corpo deste artigo, é um caminho norteador para chegar ao ápice esperado de formar em nossas escolas alunos capazes de desenvolver uma leitura prazerosa e instigante a cada momento, sem ser necessário ler por obrigação e, sim, ler por prazer para enriquecer cada vez mais a sua potenciação de ser um verdadeiro leitor comprometido com o gosto pela leitura e aquisição cultural, tornando-se assim um ser ativo do ambiente escolar. Assim, como resultado acredita-se que o referido trabalho através de leitura, compreensão e análise da situação vivida hoje neste campo, colabora para o desenvolvimento cognitivo dos nossos educandos que vivem momentos caóticos dentro das salas de aulas. A leitura é um caminho pelo qual tudo se cria e coloca cada indivíduo para viver dignamente na sociedade na qual o mesmo está inserido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO - APRENDIZAGEM, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1725_04102017221349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO GILMAR DA SILVA CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "GILMAR SILVA"
    "autor_email" => "fla_gil49@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho aborda a temática, “Leitura: Instrumento facilitador de aprendizagem”. Nessa lógica, objetivo desse artigo é tornar o artificio pedagógica mais significativo e prático, tendo a leitura de diversos gêneros textuais como um instrumento favorável ao ensino . O assunto é bastante pertinente no cenário atual da educação brasileira, no qual se apresenta com um número altíssimo de analfabetos funcionais que chegam as séries seguintes sem adquirirem as habilidades adequadas ao nível de ensino. O mesmo justifica-se, por analisar esse quadro negativo da falta de leitura, tanto no ambiente escolar, quanto no meio social. A leitura é considerada como um instrumento de maior enfoque na prática pedagógica que favorece ao alunado no seu dia a dia, tal como prática social no processo de ensino e aprendizagem. A questão da “leitura” Compreende um dos temas mais estudados e difundidos no contexto escolar, principalmente a leitura como fator preponderante na formação do indivíduo. Metodologicamente, o artigo apresenta-se, como um diálogo entre diversos autores acerca do tema no que diz respeito aos vários meios existentes de inserir a leitura na sala de aula e através dela ter resultados significativos nesse processo de ensino. Dessa forma, o instrumento citado no corpo deste artigo, é um caminho norteador para chegar ao ápice esperado de formar em nossas escolas alunos capazes de desenvolver uma leitura prazerosa e instigante a cada momento, sem ser necessário ler por obrigação e, sim, ler por prazer para enriquecer cada vez mais a sua potenciação de ser um verdadeiro leitor comprometido com o gosto pela leitura e aquisição cultural, tornando-se assim um ser ativo do ambiente escolar. Assim, como resultado acredita-se que o referido trabalho através de leitura, compreensão e análise da situação vivida hoje neste campo, colabora para o desenvolvimento cognitivo dos nossos educandos que vivem momentos caóticos dentro das salas de aulas. A leitura é um caminho pelo qual tudo se cria e coloca cada indivíduo para viver dignamente na sociedade na qual o mesmo está inserido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.