Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E OS DILEMAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Palavra-chaves: ADMINISTRAÇÃO, TEORIA, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35973
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2944
    "inscrito_id" => 7006
    "titulo" => "AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E OS DILEMAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo discute os conceitos de teoria da administração inserida no contexto da gestão escolar democrática, considerando as questões que permeiam a escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica e o diálogo com os autores, tais como Libâneo (2001; 2007), Luck (2000), Dourado (2012) entre outros, foi de fundamental importância para a compreensão desta temática tão relevante para se pensar a escola, a ciência e os seres humanos de modo geral no tocante ao domínio da gestão/administração. Os conceitos de gestão e administração, no senso comum, quase sempre são tomados como sinônimos, associando-se a contextos hierárquicos em que alguém administra e controla o trabalho de alguém, desenvolvendo ações com vistas ao alcance da produtividade. Ao abordar o tema da Gestão Democrática faz-se necessário, inicialmente, explicitar o entendimento sobre Administração escolar e as principais teorias que influenciaram o processo administrativo escolar, uma vez que, propostas curriculares de administração/gestão escolar têm utilizado como parâmetro as abordagens da ciência Administração. Da análise das teorias, descobriu-se que a relação entre as teorias da administração, apesar de ser importante no meio educacional, ou melhor, no contexto da gestão escolar, tem sido pouco praticada neste contexto. Portanto, espera-se que com o decorrer do tempo e da preocupação por parte dos gestores escolares e equipe, que a escola seja eficaz e eficiente ao usar as teorias da administração, sobretudo a clássica, uma vez que estas têm toda a sua relevância para as esferas administrativas e porque não na área da educação escolar? Esta indagação, talvez, seja o primeiro passo para os gestores escolares refletirem mais sobre as teorias da administração e, num futuro breve, pôr em prática, por se entender que todos sairão fortalecidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ADMINISTRAÇÃO, TEORIA, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7006_28092017151106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO"
    "autor_email" => "fabiooliveira.supervisor1"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35973
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2944
    "inscrito_id" => 7006
    "titulo" => "AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E OS DILEMAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo discute os conceitos de teoria da administração inserida no contexto da gestão escolar democrática, considerando as questões que permeiam a escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica e o diálogo com os autores, tais como Libâneo (2001; 2007), Luck (2000), Dourado (2012) entre outros, foi de fundamental importância para a compreensão desta temática tão relevante para se pensar a escola, a ciência e os seres humanos de modo geral no tocante ao domínio da gestão/administração. Os conceitos de gestão e administração, no senso comum, quase sempre são tomados como sinônimos, associando-se a contextos hierárquicos em que alguém administra e controla o trabalho de alguém, desenvolvendo ações com vistas ao alcance da produtividade. Ao abordar o tema da Gestão Democrática faz-se necessário, inicialmente, explicitar o entendimento sobre Administração escolar e as principais teorias que influenciaram o processo administrativo escolar, uma vez que, propostas curriculares de administração/gestão escolar têm utilizado como parâmetro as abordagens da ciência Administração. Da análise das teorias, descobriu-se que a relação entre as teorias da administração, apesar de ser importante no meio educacional, ou melhor, no contexto da gestão escolar, tem sido pouco praticada neste contexto. Portanto, espera-se que com o decorrer do tempo e da preocupação por parte dos gestores escolares e equipe, que a escola seja eficaz e eficiente ao usar as teorias da administração, sobretudo a clássica, uma vez que estas têm toda a sua relevância para as esferas administrativas e porque não na área da educação escolar? Esta indagação, talvez, seja o primeiro passo para os gestores escolares refletirem mais sobre as teorias da administração e, num futuro breve, pôr em prática, por se entender que todos sairão fortalecidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ADMINISTRAÇÃO, TEORIA, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID7006_28092017151106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIO"
    "autor_email" => "fabiooliveira.supervisor1"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo discute os conceitos de teoria da administração inserida no contexto da gestão escolar democrática, considerando as questões que permeiam a escola. Trata-se de uma revisão bibliográfica e o diálogo com os autores, tais como Libâneo (2001; 2007), Luck (2000), Dourado (2012) entre outros, foi de fundamental importância para a compreensão desta temática tão relevante para se pensar a escola, a ciência e os seres humanos de modo geral no tocante ao domínio da gestão/administração. Os conceitos de gestão e administração, no senso comum, quase sempre são tomados como sinônimos, associando-se a contextos hierárquicos em que alguém administra e controla o trabalho de alguém, desenvolvendo ações com vistas ao alcance da produtividade. Ao abordar o tema da Gestão Democrática faz-se necessário, inicialmente, explicitar o entendimento sobre Administração escolar e as principais teorias que influenciaram o processo administrativo escolar, uma vez que, propostas curriculares de administração/gestão escolar têm utilizado como parâmetro as abordagens da ciência Administração. Da análise das teorias, descobriu-se que a relação entre as teorias da administração, apesar de ser importante no meio educacional, ou melhor, no contexto da gestão escolar, tem sido pouco praticada neste contexto. Portanto, espera-se que com o decorrer do tempo e da preocupação por parte dos gestores escolares e equipe, que a escola seja eficaz e eficiente ao usar as teorias da administração, sobretudo a clássica, uma vez que estas têm toda a sua relevância para as esferas administrativas e porque não na área da educação escolar? Esta indagação, talvez, seja o primeiro passo para os gestores escolares refletirem mais sobre as teorias da administração e, num futuro breve, pôr em prática, por se entender que todos sairão fortalecidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.