A ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO RESPEITO A DIVERSIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35167 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4887 "inscrito_id" => 7218 "titulo" => "A ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO RESPEITO A DIVERSIDADE" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compreender o papel da instituição escolar na produção e enfrentamento do sofrimento psicossocial de estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais, considerando que este é um importante espaço de socialização e formação subjetiva. Para tanto, elegemos como objeto de análise os depoimentos de adolescentes e jovens LGBTs sobre suas experiências em espaços educacionais correlacionadas a sua orientação sexual e/ou identidade/expressão de gênero, divulgados por meio da Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil, publicada em 2016. Os referidos depoimentos foram elaborados em resposta a solicitação para relatar experiências pessoais caso desejasse, sendo que foram acolhidos 322 depoimentos, dentre os quais foram publicados 76 fragmentos a serem analisados no presente artigo a partir da Análise Temática de Conteúdo de Bardin. O processo de análise do material possibilitou a organização dos relatos em três classes temáticas, quais sejam: expressões da violência, protagonistas da violência e a violência e seus desdobramentos. Por fim, apontaremos como a Comunidade Justa pode constituir-se alternativa na construção do respeito a vida humana e a equidade de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, ESTUDANTES LGBTS, VIOLÊNCIA DE GÊNERO, COMUNIDADE JUSTA, COMUNIDADE JUSTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID7218_17102017131300.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA APARECIDA ARAÚJO LEMOS" "autor_nome_curto" => "CÉLIA LEMOS" "autor_email" => "celia.2011.lemos@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35167 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4887 "inscrito_id" => 7218 "titulo" => "A ESCOLA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO RESPEITO A DIVERSIDADE" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compreender o papel da instituição escolar na produção e enfrentamento do sofrimento psicossocial de estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais, considerando que este é um importante espaço de socialização e formação subjetiva. Para tanto, elegemos como objeto de análise os depoimentos de adolescentes e jovens LGBTs sobre suas experiências em espaços educacionais correlacionadas a sua orientação sexual e/ou identidade/expressão de gênero, divulgados por meio da Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil, publicada em 2016. Os referidos depoimentos foram elaborados em resposta a solicitação para relatar experiências pessoais caso desejasse, sendo que foram acolhidos 322 depoimentos, dentre os quais foram publicados 76 fragmentos a serem analisados no presente artigo a partir da Análise Temática de Conteúdo de Bardin. O processo de análise do material possibilitou a organização dos relatos em três classes temáticas, quais sejam: expressões da violência, protagonistas da violência e a violência e seus desdobramentos. Por fim, apontaremos como a Comunidade Justa pode constituir-se alternativa na construção do respeito a vida humana e a equidade de gênero." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, ESTUDANTES LGBTS, VIOLÊNCIA DE GÊNERO, COMUNIDADE JUSTA, COMUNIDADE JUSTA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID7218_17102017131300.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA APARECIDA ARAÚJO LEMOS" "autor_nome_curto" => "CÉLIA LEMOS" "autor_email" => "celia.2011.lemos@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }