Neste trabalho discute-se uma experiência de alfabetização e letramento digital, por meio do uso do computador, celular e do diálogo como mediadores para a apropriação da linguagem oral e escrita, bem como a linguagem informacional por parte dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados/as que cuidam da limpeza da Universidade Federal do Maranhão, da comunidade moradora do entorno e de alunas adultas e idosas dos cursos de graduação da instituição, objetivando à apropriação da língua materna e ao mesmo tempo o domínio dessa ferramenta tão presente atualmente em todas as áreas da nossa sociedade. Surgido como atividade para obtenção de nota na disciplina Fundamentos e Metodologias da Alfabetização, componente curricular do curso de Pedagogia, atualmente configura-se como uma das linhas de ação do Projeto de Extensão Escola Laboratório – PEL, visto a proposta ter ganhando reconhecimento e prestígio entre os participantes por proporcionar-lhes inclusão digital e social. A metodologia utilizada é uma prática colaborativa, com base no diálogo, que vem sendo desenvolvida sob a forma de curso que foi intitulado: “Alfabetização e Letramento Digital: diálogos e apropriações”. Utilizamos como recursos computadores e textos impressos e no portador digital, que são discutidos por todos, na formação e renovação de opiniões sobre os diversos assuntos do cotidiano, o curso encontra-se em pleno funcionamento, visto ser uma necessidade social a inclusão de adultos e idosos no processo de informatização e na apropriação da língua materna para a boa comunicação em rede, assim como, o curso vem contribuindo significativamente para uma formação docente inovadora através da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.