Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DE ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR É POSSIVEL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      Esta pesquisa teve como objetivo descrever, estudar e compreender os fatores da relação humana na prática educativa com uma aluna com síndrome de Down no curso de Pedagogia. O estudo foi fundamentado numa concepção humanista de educação com ênfase nas dimensões relacionais do processo educativo. As bases lógicas dessa pesquisa foram pautadas no método fenomenológico. Do ponto de vista da forma da abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento técnico o Estudo de Caso. A escolha do procedimento se justifica por se tratar de uma investigação que se assume “particularista”, debruçando-se sobre uma situação específica, buscando o que há nela de essencial e relevante. Como resultados o estudo sinaliza que a docência no ensino superior deve ser uma prática humana que se destina à formação de pessoas integralmente, permeada pela ética, pelo respeito e pelo compromisso. Educar na alteridade do outro exige uma atitude de amor, de criatividade, de congruência, de sensibilidade, de flexibilidade e disponibilidade para uma relação que vai além da objetividade técnica pedagógica. Nesse sentido, o estudo ao identificar e compreender esses fatores humanos como fatores que contribuíram para a inclusão da aluna com síndrome de Down, considera relevante sinalizar que para a educação inclusiva  se efetivar nas instituições educacionais em qualquer nível de ensino, não se faz importante apenas o investimento em políticas públicas e formação técnica de gestores e professores, mas, faz-se necessário o investimento em formação em humanidade para que se possa possibilitar o desenvolvimento de um novo olhar, um olhar que não se centre apenas nas dificuldades e nos impedimentos, mas nas possibilidades de aprendizagem e em tudo que possa facilitá-las. Assim, é necessária a compreensão de que uma limitação não pode e nem deve ser entendida como o limite de uma pessoa. A educação necessita assumir o compromisso com o ser, fazendo com que cada pessoa tome o destino em suas mãos e contribua com o progresso da sociedade.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo descrever, estudar e compreender os fatores da relação humana na prática educativa com uma aluna com síndrome de Down no curso de Pedagogia. O estudo foi fundamentado numa concepção humanista de educação com ênfase nas dimensões relacionais do processo educativo. As bases lógicas dessa pesquisa foram pautadas no método fenomenológico. Do ponto de vista da forma da abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento técnico o Estudo de Caso. A escolha do procedimento se justifica por se tratar de uma investigação que se assume “particularista”, debruçando-se sobre uma situação específica, buscando o que há nela de essencial e relevante. Como resultados o estudo sinaliza que a docência no ensino superior deve ser uma prática humana que se destina à formação de pessoas integralmente, permeada pela ética, pelo respeito e pelo compromisso. Educar na alteridade do outro exige uma atitude de amor, de criatividade, de congruência, de sensibilidade, de flexibilidade e disponibilidade para uma relação que vai além da objetividade técnica pedagógica. Nesse sentido, o estudo ao identificar e compreender esses fatores humanos como fatores que contribuíram para a inclusão da aluna com síndrome de Down, considera relevante sinalizar que para a educação inclusiva se efetivar nas instituições educacionais em qualquer nível de ensino, não se faz importante apenas o investimento em políticas públicas e formação técnica de gestores e professores, mas, faz-se necessário o investimento em formação em humanidade para que se possa possibilitar o desenvolvimento de um novo olhar, um olhar que não se centre apenas nas dificuldades e nos impedimentos, mas nas possibilidades de aprendizagem e em tudo que possa facilitá-las. Assim, é necessária a compreensão de que uma limitação não pode e nem deve ser entendida como o limite de uma pessoa. A educação necessita assumir o compromisso com o ser, fazendo com que cada pessoa tome o destino em suas mãos e contribua com o progresso da sociedade.

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