RUMO ÀS LUZES DO CONHECIMENTO VIA O PROJETO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO DO CAMPUS DE SOUSA/PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38591 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4604 "inscrito_id" => 2352 "titulo" => "RUMO ÀS LUZES DO CONHECIMENTO VIA O PROJETO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO DO CAMPUS DE SOUSA/PB" "resumo" => "A proposta desse trabalho é descrever a experiência do Projeto de Extensão “Pré-Vestibular Solidário (PVS) do campus de Sousa/PB”, uma vez que é na extensão universitária que podemos desenvolver atividades de conhecimento e de cultura associadas ao caráter social, artístico, educativo e científico. Além de integrar a universidade com a sociedade e articular o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e transformar a Universidade, os discentes, docentes e a sociedade. O projeto PVS no campus de Sousa da UFCG funciona desde 2006 e vem ajudando estudantes de ensino médio de baixa renda a mudar suas realidades, percebendo que é possível adquirir novos conhecimentos, ter uma perspectiva de emprego que não será um subemprego e com ele uma baixa fonte de renda, saindo do ciclo vicioso de baixa renda e baixa autoestima. Ao cursar o PVS o professor-tutor irá auxiliar ao estudante a aprender métodos de estudos variados, dependendo da necessidade e, por fim, ter a oportunidade de participar de algumas oficinas tais como de informática básica, direitos humanos, educação financeira e empreendedorismo. Na metodologia utiliza-se a educação popular e pedagogia freiriana, contrária a educação bancária. Antes das aulas serem ministradas os educadores, alunos de graduação do campus participam de uma capacitação de “iniciação à docência” feita por professores da UFCG e da comunidade sousense com 30 horas/aula de encontros. Também acontecem palestras sobre os temas transversais e temas sugeridos nos manuais do ENEM, além da realização de vários simulados individuais por disciplina e de um simulado do ENEM realizado antes do exame. Os resultados obtidos, a repercussão acadêmica e social são notáveis, sobretudo pelos alunos que obtém sucesso ao alcançar entrada nas instituições de ensino superior e pela grande procura participar durante todo o ano. Os docentes podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver metodologias em prol da sociedade; os graduandos melhoram a oralidade e diminui o medo de falar em público, além de iniciar as atividades docentes e, a comunidade sai com a autoestima elevada e com bagagem acadêmica para enfrentar o mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIA FREIREANA, INIAÇÃO À DOCÊNCIA, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2352_16102017230606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEIDE ALBUQUERQUE CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "JANEIDE" "autor_email" => "janeide@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38591 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4604 "inscrito_id" => 2352 "titulo" => "RUMO ÀS LUZES DO CONHECIMENTO VIA O PROJETO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO DO CAMPUS DE SOUSA/PB" "resumo" => "A proposta desse trabalho é descrever a experiência do Projeto de Extensão “Pré-Vestibular Solidário (PVS) do campus de Sousa/PB”, uma vez que é na extensão universitária que podemos desenvolver atividades de conhecimento e de cultura associadas ao caráter social, artístico, educativo e científico. Além de integrar a universidade com a sociedade e articular o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e transformar a Universidade, os discentes, docentes e a sociedade. O projeto PVS no campus de Sousa da UFCG funciona desde 2006 e vem ajudando estudantes de ensino médio de baixa renda a mudar suas realidades, percebendo que é possível adquirir novos conhecimentos, ter uma perspectiva de emprego que não será um subemprego e com ele uma baixa fonte de renda, saindo do ciclo vicioso de baixa renda e baixa autoestima. Ao cursar o PVS o professor-tutor irá auxiliar ao estudante a aprender métodos de estudos variados, dependendo da necessidade e, por fim, ter a oportunidade de participar de algumas oficinas tais como de informática básica, direitos humanos, educação financeira e empreendedorismo. Na metodologia utiliza-se a educação popular e pedagogia freiriana, contrária a educação bancária. Antes das aulas serem ministradas os educadores, alunos de graduação do campus participam de uma capacitação de “iniciação à docência” feita por professores da UFCG e da comunidade sousense com 30 horas/aula de encontros. Também acontecem palestras sobre os temas transversais e temas sugeridos nos manuais do ENEM, além da realização de vários simulados individuais por disciplina e de um simulado do ENEM realizado antes do exame. Os resultados obtidos, a repercussão acadêmica e social são notáveis, sobretudo pelos alunos que obtém sucesso ao alcançar entrada nas instituições de ensino superior e pela grande procura participar durante todo o ano. Os docentes podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem e desenvolver metodologias em prol da sociedade; os graduandos melhoram a oralidade e diminui o medo de falar em público, além de iniciar as atividades docentes e, a comunidade sai com a autoestima elevada e com bagagem acadêmica para enfrentar o mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, PEDAGOGIA FREIREANA, INIAÇÃO À DOCÊNCIA, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2352_16102017230606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANEIDE ALBUQUERQUE CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "JANEIDE" "autor_email" => "janeide@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }