Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL, CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADORA ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE PECTINA

Palavra-chaves: ENSINO, ALIMENTOS, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38811
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3135
    "inscrito_id" => 6247
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL, CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADORA ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE PECTINA"
    "resumo" => "A química é um componente curricular muito importante na vida dos educandos, pois está presente basicamente em todos os lugares e na maioria de nossas ações. Porém, na maioria das vezes é passada de forma monótona e cansativa para os alunos com uma extensa lista de fórmulas a serem decoradas, não proporcionando aos educandos um conhecimento concreto e construtivo. Objetivou-se proporcionar uma aula experimental e contextualizada aos alunos de duas escolas do município de Bananerias e Solânea – PB, para verificar o desempenho dos envolvidos através da problematização do conteúdo, utilizando a extração da pectina como tema gerador do conhecimento. As aulas foram realizadas no laboratório de química (LabQuim) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), com os alunos do 3º ano do ensino médio. Trabalhou-se temas como: funções orgânicas e cliclização dos monossacarídeos através de uma aula dividida em quatro momentos pedagógicos: pré-teste, procedimento experimental, procedimento teórico e o pós-teste. Ao realizar um comparativo entre as notas obtidas pelos educandos, foi possível observar uma melhoria satisfatória no seu desempenho e nos resultados em que a Escola Estadual José Rocha Sobrinho, teve uma média de 0,2 na pré-intervenção e 8,8 na pós-intervenção e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, teve uma média de 0,3 na pré-intervenção e 8,9 na pós-intervenção. Os resultados obtidos na intervenção pedagógica mostraram uma melhora satisfatória no aprendizado dos educandos, assim como na da metodologia trabalhada com os alunos no laboratório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ALIMENTOS, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6247_05102017202809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO RODRIGUES"
    "autor_email" => "bruno.daantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38811
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3135
    "inscrito_id" => 6247
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL, CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADORA ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE PECTINA"
    "resumo" => "A química é um componente curricular muito importante na vida dos educandos, pois está presente basicamente em todos os lugares e na maioria de nossas ações. Porém, na maioria das vezes é passada de forma monótona e cansativa para os alunos com uma extensa lista de fórmulas a serem decoradas, não proporcionando aos educandos um conhecimento concreto e construtivo. Objetivou-se proporcionar uma aula experimental e contextualizada aos alunos de duas escolas do município de Bananerias e Solânea – PB, para verificar o desempenho dos envolvidos através da problematização do conteúdo, utilizando a extração da pectina como tema gerador do conhecimento. As aulas foram realizadas no laboratório de química (LabQuim) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), com os alunos do 3º ano do ensino médio. Trabalhou-se temas como: funções orgânicas e cliclização dos monossacarídeos através de uma aula dividida em quatro momentos pedagógicos: pré-teste, procedimento experimental, procedimento teórico e o pós-teste. Ao realizar um comparativo entre as notas obtidas pelos educandos, foi possível observar uma melhoria satisfatória no seu desempenho e nos resultados em que a Escola Estadual José Rocha Sobrinho, teve uma média de 0,2 na pré-intervenção e 8,8 na pós-intervenção e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, teve uma média de 0,3 na pré-intervenção e 8,9 na pós-intervenção. Os resultados obtidos na intervenção pedagógica mostraram uma melhora satisfatória no aprendizado dos educandos, assim como na da metodologia trabalhada com os alunos no laboratório."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ALIMENTOS, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6247_05102017202809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO RODRIGUES"
    "autor_email" => "bruno.daantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A química é um componente curricular muito importante na vida dos educandos, pois está presente basicamente em todos os lugares e na maioria de nossas ações. Porém, na maioria das vezes é passada de forma monótona e cansativa para os alunos com uma extensa lista de fórmulas a serem decoradas, não proporcionando aos educandos um conhecimento concreto e construtivo. Objetivou-se proporcionar uma aula experimental e contextualizada aos alunos de duas escolas do município de Bananerias e Solânea – PB, para verificar o desempenho dos envolvidos através da problematização do conteúdo, utilizando a extração da pectina como tema gerador do conhecimento. As aulas foram realizadas no laboratório de química (LabQuim) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), com os alunos do 3º ano do ensino médio. Trabalhou-se temas como: funções orgânicas e cliclização dos monossacarídeos através de uma aula dividida em quatro momentos pedagógicos: pré-teste, procedimento experimental, procedimento teórico e o pós-teste. Ao realizar um comparativo entre as notas obtidas pelos educandos, foi possível observar uma melhoria satisfatória no seu desempenho e nos resultados em que a Escola Estadual José Rocha Sobrinho, teve uma média de 0,2 na pré-intervenção e 8,8 na pós-intervenção e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, teve uma média de 0,3 na pré-intervenção e 8,9 na pós-intervenção. Os resultados obtidos na intervenção pedagógica mostraram uma melhora satisfatória no aprendizado dos educandos, assim como na da metodologia trabalhada com os alunos no laboratório.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.