REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DA AÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38474 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1557 "inscrito_id" => 7050 "titulo" => "REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DA AÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "O presente trabalho reflete acerca da ação pedagógica com uma abordagem interdisciplinar, a qual oferece nova atitude docente em busca do conhecimento contextualizado. Essa abordagem inicia-se no Brasil no final do século XX, onde percebeu a descontextualização dos conteúdos desenvolvidos nas instituições escolares. O referido trabalho inicia-se com aspectos teóricos, perpassando pelas exigências estabelecidas pela sociedade vigente, além de ser analisada a função do docente atual, com sua diversidade de saberes exigida durante a sua práxis profissional, e por fim pretende-se compreender a importância da ação docente de modo interdisciplinar para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O referido artigo se sustenta na metodologia centrada na pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, embasada pelos já citados autores. Os resultados demonstraram que entre as disciplinas é importante não haver fronteira, pois mesmo os saberes serem diferentes não são indissociáveis frente às exigências sociais contemporâneas. Sabendo que essas exigências são diversas, surge a importância do docente realizar seu trabalho de forma interdisciplinar, o qual possa contribuir na construção do conhecimento do educando de modo global, favorecendo a relação entre duas ou mais disciplinas, além do conhecimento passar a ser trabalhado de maneira significativa e coerente. A relação entre as disciplinas possibilita ao educando compreender a importância dos conhecimentos adquiridos para poder contribuir de modo relevante em um contexto que exige do mesmo essa compreensão, proporcionando também, a interação com os seus demais membros. Para tanto, a interação entre os docentes, por serem protagonistas junto com o aluno no processo de aprendizagem, permite a fluência da relação dos conhecimentos necessários a serem desenvolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, DESENVOLVIMENTO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7050_10092017223358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVANEIDE DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "ERIVANEIDE" "autor_email" => "ney_de_santos@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38474 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1557 "inscrito_id" => 7050 "titulo" => "REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DA AÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "O presente trabalho reflete acerca da ação pedagógica com uma abordagem interdisciplinar, a qual oferece nova atitude docente em busca do conhecimento contextualizado. Essa abordagem inicia-se no Brasil no final do século XX, onde percebeu a descontextualização dos conteúdos desenvolvidos nas instituições escolares. O referido trabalho inicia-se com aspectos teóricos, perpassando pelas exigências estabelecidas pela sociedade vigente, além de ser analisada a função do docente atual, com sua diversidade de saberes exigida durante a sua práxis profissional, e por fim pretende-se compreender a importância da ação docente de modo interdisciplinar para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O referido artigo se sustenta na metodologia centrada na pesquisa de revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, embasada pelos já citados autores. Os resultados demonstraram que entre as disciplinas é importante não haver fronteira, pois mesmo os saberes serem diferentes não são indissociáveis frente às exigências sociais contemporâneas. Sabendo que essas exigências são diversas, surge a importância do docente realizar seu trabalho de forma interdisciplinar, o qual possa contribuir na construção do conhecimento do educando de modo global, favorecendo a relação entre duas ou mais disciplinas, além do conhecimento passar a ser trabalhado de maneira significativa e coerente. A relação entre as disciplinas possibilita ao educando compreender a importância dos conhecimentos adquiridos para poder contribuir de modo relevante em um contexto que exige do mesmo essa compreensão, proporcionando também, a interação com os seus demais membros. Para tanto, a interação entre os docentes, por serem protagonistas junto com o aluno no processo de aprendizagem, permite a fluência da relação dos conhecimentos necessários a serem desenvolvidos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, DESENVOLVIMENTO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7050_10092017223358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIVANEIDE DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "ERIVANEIDE" "autor_email" => "ney_de_santos@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }