Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DOS ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: SEXUALIDADE, ADOLESCÊNCIA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O campo da sexualidade comporta diferentes e diversas manifestações da vivência humana que, apesar de acompanhar a humanidade desde o início da sua existência, ainda resvala em preconceitos e falta de conhecimentos. Nesse sentido, estudos demonstram a necessidade da criação de espaços nos quais sejam assegurados a reflexão acerca dos diversos fatores que perpassam a sexualidade, sobretudo para os adolescentes, uma vez que nesta fase de desenvolvimento, embora as dúvidas e inquietações com relação a este tema sejam frequentes, estes não encontram abertura para discuti-las. Este fato corrobora para uma compreensão equivocada da sexualidade reiterando na maioria das vezes, preconceitos e valores construídos historicamente. Por esta razão, é importante conhecer as concepções construídas pelos adolescentes acerca da sexualidade a fim de compreender como este grupo social representa esta questão. Nesse sentido, buscamos refletir sobre as representações acerca da sexualidade, apresentadas por grupo de 42 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino, situada na cidade Campina Grande – PB. Utilizamos como instrumento de coleta um questionário e o Diário de Campo. Os dados apontam que as representações desse grupo social estão fortemente relacionadas ao preconceito e ao sexo, o que vem demonstrar a necessidade da ampliação de espaços de discussão e reflexão acerca da sexualidade, sobretudo na escola, visto que os professores através de suas falas, atitudes e gestos, veiculam concepções sobre a sexualidade, o que os torna atores sociais responsáveis pela produção e veiculação de conceitos, símbolos, juízos e imagens que estão vinculados à sexualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.