TRILHA DAS CORRENTES (UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38716 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4317 "inscrito_id" => 8628 "titulo" => "TRILHA DAS CORRENTES (UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE)" "resumo" => "O cenário atual de ensino-aprendizagem de Física encontra-se defasado. As metodologias tradicionais usadas antigamente, já não despertam o interesse do aluno, e o professor muitas vezes tem de lidar com indisciplina em sala de aula decorrente desse fato. O docente se ver tentado a buscar novas metodologias, mas pouco se encontra sobre estas, além de praticas experimentais. Nesta perspectiva, o jogo “Trilha das Correntes” foi desenvolvido com propósito de despertar o interesse do estudante pela disciplina de física por meio da ludicidade e promover simultaneamente o desenvolvimento das habilidades mentais e sociais do alunato, já que segundo Vygotsky (2011), a interação proporciona possibilidades variadas na decorrência do aprendizado e instrumentos com esse efeito são potencialmente significativos. O trabalho foi desenvolvido na Unidade Escolar Monsenhor Boson, em Água Branca Piauí. Os resultados da análise da aplicação do jogo como metodologia de ensino mostra que existe uma melhor aprendizagem e maior participação dos alunos em sala aula quando são ofertadas atividades recreativas com finalidade educativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, FISICA, ELETRICIDADE, METODOLOGIA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8628_16102017203442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILAS RAFAEL CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "S. RAFAEL" "autor_email" => "srafael.email@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38716 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4317 "inscrito_id" => 8628 "titulo" => "TRILHA DAS CORRENTES (UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE)" "resumo" => "O cenário atual de ensino-aprendizagem de Física encontra-se defasado. As metodologias tradicionais usadas antigamente, já não despertam o interesse do aluno, e o professor muitas vezes tem de lidar com indisciplina em sala de aula decorrente desse fato. O docente se ver tentado a buscar novas metodologias, mas pouco se encontra sobre estas, além de praticas experimentais. Nesta perspectiva, o jogo “Trilha das Correntes” foi desenvolvido com propósito de despertar o interesse do estudante pela disciplina de física por meio da ludicidade e promover simultaneamente o desenvolvimento das habilidades mentais e sociais do alunato, já que segundo Vygotsky (2011), a interação proporciona possibilidades variadas na decorrência do aprendizado e instrumentos com esse efeito são potencialmente significativos. O trabalho foi desenvolvido na Unidade Escolar Monsenhor Boson, em Água Branca Piauí. Os resultados da análise da aplicação do jogo como metodologia de ensino mostra que existe uma melhor aprendizagem e maior participação dos alunos em sala aula quando são ofertadas atividades recreativas com finalidade educativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, FISICA, ELETRICIDADE, METODOLOGIA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8628_16102017203442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILAS RAFAEL CARDOSO SILVA" "autor_nome_curto" => "S. RAFAEL" "autor_email" => "srafael.email@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }