Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIÊNCIA DE ATENÇÃO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE MUNICIPAL DE TAUBATÉ - SP

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Trata-se de relato de experiência desenvolvida ao longo de dez anos na rede municipal de Taubaté- SP. O atendimento educacional especializado é ofertado no município por docentes especialistas, a partir do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – NAPE, em que são atendidos/as cerca de 560 estudantes público-alvo da Educação Especial, dentre os/as quais, 174 apresentam deficiência intelectual. Partindo de breves considerações sobre a Educação Especial no Brasil, mais especificamente, da educação de pessoas com deficiência intelectual, será apresentada a organização da escola Madre Cecilia e do NAPE, o que subsidiará a discussão sobre a efetivação da escolarização de estudantes com deficiência intelectual no município. Será realizado estudo de caso, a partir do qual, será possível colocar em análise o processo desenvolvido no atendimento educacional especializado. Pretende-se, com isso, contribuir para a qualificação do atendimento educacional especializado como dispositivo efetivo de apoio à inclusão de estudantes com deficiência intelectual em salas comuns de escolas regulares.

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