Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DENUDACIONAIS DO MACIÇO DA SERRA DOS CAVALOS: CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA GEOMORFOLOGIA EM ESCOLAS DO NÍVEL MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CARUARU/PE

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, GEOMORFOLOGIA, SEQUENCIA DIDÁTICA, SERRA DOS CAVALOS Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Geomorfologia é a ciência que estuda as formas do relevo terrestre e os processos que as originaram. Possui uma estreita relação com a Geografia, pois possibilita compreender a influência do relevo na ocupação territorial e desta forma, se tem uma melhor análise do espaço. Dentro dos estudos, inseridos nos processos denudacionais do maciço da Serra dos Cavalos-PE, o seguinte trabalho busca uma forma de trazer a pesquisa sobre os processos empíricos na geomorfologia, para dentro da educação, em um método bem fácil. Esse método será desenvolvido em sequência didática que são conjuntos de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação, sendo assim todas as informações obtidas no decorrer da pesquisa será fornecida para o ensino da Geomorfologia, para turma do Ensino Médio. Dessa forma as análise Geográfica permite compreender as dinâmicas e transformações do Espaço, não se restringindo ao tradicionalismo da descrição, síntese e dicotomia entre aspectos físicos e sociais, mas a reflexão da articulação entre tais processos dinâmicos. Compreendendo a importância das diferentes linguagens na leitura da paisagem. Com isso ao terminar essa pesquisa buscasse uma solução para o problema citado em questão e que as contribuições dos matérias fornecidos pelo projeto venha solucionar as demandas por informações, tanto na área de pesquisa como na educação. Fazendo-se muito importante para o ensino da Geomorfologia, e com esses matérias que venha a ser fornecidos façam que os alunos possa observar, descrever, comparar e analisar os fenômenos observados dentro do ensino da Geografia Física.

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