Este trabalho tem como finalidade abordar os processos educacionais ligados ao ensino da Geografia, a importância do estágio supervisionado e da didática na formação de professores como instrumento que promove o entendimento da interação entre a teoria-prática no ensino de Geografia. O ensino da mesma é de suma magnitude para a formação cidadã do estudante, devendo, por isso, estar presente nos primeiros anos de sua vida escolar; visto que é firmada como ciência humana, e visa compreender o espaço geográfico, ou seja, explica a interação entre o maio natural e social. E para que a criança possa compreender melhor tais processos, o ensino da Geografia deve ser iniciado a partir do cotidiano, onde a mesma possa se sentir participante da sociedade e da natureza da qual está inserido. Assim os alunos irão associar na prática aquilo que foi visto na teoria em sala. Após as observações relacionadas as ações do docente no primeiro estágio supervisionado, é possível afirmar a importância da aula de campo tanto para o professor quanto para o aluno, pois ela tem o cunho facilitador para a sedimentação dos conhecimentos fazendo relação entre teoria e prática, possibilitando o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da geografia. Ainda o trabalho aponta as dificuldades enfrentadas pelo profissional da educação frente aos novos métodos de ensino, e o descaso na educação por parte dos governos. Por fim, entender a contribuição da ciência geográfica para o mundo, no desenvolvimento de pessoas com um olhar crítico sobre a naturalidade do viver social, lutando por seus direitos.